Novo ano a chegar, novos radares de controlo de velocidade!

Estes novos radares já foram anunciados há cerca de 2 anos pelo Ministério da Administração Interna e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) indica que já se iniciaram os trabalhos para a colocação dos radares, prevendo que entrem em funcionamento de forma progressiva ao longo do primeiro trimestre de 2023.

A ANSR justifica a demora da entrada em funcionamento dos radares “com o atraso do fornecimento dos equipamentos decorrente da situação excecional nas cadeias de abastecimento resultantes da pandemia da doença covid-19, da crise global na energia e dos efeitos resultantes da guerra na Ucrânia”.

Radares de Velocidade Instantânea e Média

Destes 50 novos radares, 30 vão ser instalados em Locais de Controlo Velocidade Instantânea (LCVI) e 20 em Locais de Controlo Velocidade Média (LCVM), estando previsto que 80% sejam colocados fora das autoestradas.

Segundo a ANSR, os radares de velocidade instantânea irão registar a velocidade do veículo no momento em que o condutor passa no local de controlo de velocidade e os radares de velocidade média permitem a fiscalização da velocidade através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada.

Procura um usado sem surpresas? Encontre ainda hoje o seu na Só Barroso.

A ANSR tem como objetivo reduzir o nível de sinistralidade nas estradas e salvar vidas, sendo, por isso, que os radares são colocados em locais onde a velocidade excessiva revelou ser uma das principais causas de sinistralidade.

Atualmente, a Rede Nacional de Fiscalização Automática de Velocidade encontra-se em 62 locais e conta com 58 radares. Os locais encontram-se todos sinalizados para que seja do conhecimento de todos os condutores como forma de reduzir o risco de acidentes.

De acordo com a ANSR, no decorrer dos seis anos de funcionamento registaram-se menos 36% vítimas mortais, menos 74% de acidentes com vítimas, menos 43% de feridos graves e menos 36% de feridos ligeiros nos locais onde foram instalados os radares.


 

Outros artigos:

 

Newsletter

Logo Footer