Só Barroso - Automóveis de qualidade

Alemães querem “caixas negras” em carros autónomos

Os acidentes envolvendo modelos da Tesla poderão acelerar a instalação de um dispositivo que determine a responsabilidade em caso de acidente.

20 julho 2016

O governo alemão está interessado em instalar “caixas negras” nos automóveis equipados com sistemas semiautónomos como o Autopilot do Tesla Model S. De acordo com a Reuters, o motivo são as falhas registadas no sistema de Tesla, que já deram origem a vários acidentes, incluindo um morto. A proposta apresentada pelo ministério dos transportes germânico esta segunda-feira é dito que esta “caixa negra” entraria em funcionamento sempre que o condutor acionasse o modo semiautónomo, mas também quando o condutor é alertado que tem de assumir o controlo do volante ou se está atento ao que se passa imediatamente à sua frente. Desta forma, os alemães pretendem apurar de forma mais rápida as responsabilidades em caso de acidente com carros equipados com esta tecnologia.

Entretanto, a Tesla está já a trabalhar juntamente com fornecedores, concretamente a Bosch e a Mobileye, de forma a afinar a tecnologia Autopilot, que tem estado recentemente “debaixo de fogo”. A confirmação foi dada pelo próprio CEO da Tesla, Elon Musk, através de um post no Twitter. Apesar de as autoridades norte-americanas estarem neste momento a investigar o sistema Autopilot, na sequência da morte de Joshua Brown, no passado dia 7 de maio, depois de se embater num reboque enquanto seguia numa autoestrada na Flórida ao volante de um Model S, Musk não pretende desativar o Autopilot. Garantida está para breve uma atualização do sistema.

Fonte: AH