Só Barroso - Automóveis de qualidade

Apple quer usar iPhone para controlar carros

A empresa está a desenvolver uma tecnologia que permitirá a um iPhone destrancar as portas do carro ou ligar o motor de forma automática sempre que o smartphone se aproximar do veículo.

22 outubro 2014

A Apple está a trabalhar numa tecnologia que permite controlar acessórios através de ‘geofence’ (uma ‘cerca virtual’, em tradução livre). Na prática, a patente que a empresa entregou às autoridades norte-americanas mostra que esta tecnologia permite a um utilizador de iPhone usar o smartphone para realizar tarefas automáticas quando se ele se aproxima do automóvel – como destrancar a porta, ligar o motor ou abrir a mala.

Embora já estejam disponíveis apps que realizam tarefas semelhantes, o objetivo da Apple é conseguir com que estas ações aconteçam de forma automática sempre que o utilizador entrar no perímetro desta ‘cerca virtual’, revela o BGR.

Por exemplo, quando se sai do automóvel, o iPhone envia um sinal para trancar as portas e acionar o alarme. Quando se volta a entrar no raio de ação da tecnologia, o smartphone vai destrancar automaticamente as portas e desligar o alarme. Definindo mais pontos, o dispositivo também será capaz de abrir a mala se a pessoa se aproximar dessa área do veículo.

Além disso, a Apple também está trabalhar numa forma da tecnologia enviar sinais a longa distância que permitam ligar o carro e ir aquecendo o motor quando se percebe que o condutor vai a caminho.

Como está em fase de protótipo, ainda não há data para quando esta inovação possa chegar ao mercado.