Só Barroso - Automóveis de qualidade

As cores de carros preferidas em 2015

“White is the new black”: Pois é, reunindo a preferência de 35% dos inquiridos, o branco é a cor predileta segundo a PPG Industries. Contrariando as expetativas, o preto ficou para segundo lugar (17%) e em seguida o prateado (12%).

21 outubro 2015

O tempo passa e as preferências das cores dos automóveis mudam com ele. Todos os anos a empresa de revestimento PPG Industries lança um estudo acerca da preferência de cores de automóveis dos consumidores. Na amostra dos inquiridos, 60% confessa que a cor é um fator decisivo no momento da compra.

A cor branco, preto e todo o espectro dos prateados mantêm os lugares no pedestal mais alto, sendo o branco a cor mais popular.

Cingindo-nos à Europa:

Branco – 31%
Preto – 18%
Cinzentos – 16%
Prateados – 12%


EUA:

Branco – 23%
Preto – 19%
Cinzento – 17%



Mercado da Ásia Pacífico:

Branco – 44%
Preto – 16%
Prateado – 10%

E se a cor predilecta não estiver disponível?

Mais de 50% dos inquiridos afirmou que abdicaria da compra imediata, do mesmo modelo numa outra cor, e esperaria até existir a cor desejada em stock.

A cor varia consoante o género?

Sim. A PPG Industries revelou que as cores metálicas predominam no mundo masculino enquanto as “ladies” preferem cores mais sólidas e efeitos brilhantes na carroçaria. Para os homens, a cor e aparência do seu automóvel tem de exibir uma imagem de sucesso. Na maioria dos casos os homens estão dispostos a investir mais dinheiro num automóvel que seja o espelho das suas personalidades.

Jane E. Harrington, especialista na PPG Industries, afirma que “os fabricantes precisam de considerar toda a gente, desde os millennials concentrados na tecnologia aos baby-boomers focados na família, motorizando os dados das vendas e as tendências para tentar prever com dois ou três anos de avanço quais as cores e efeitos que deverão oferecer”.

É certo que 1000 cavalos num motor nos deixariam com suores frios, pernas sem força e inquietude à flor da pele, mas só a estética nos fará reluzir os olhos. A aparência, tanto exterior como interior, continua a ser um fator de extrema importância na indústria automóvel, que deve alcançar diversos mercados e servir consumidores com gostos muito distintos.

Previsões para o futuro?

Em modo de antevisão e de acordo com os salões automóveis deste ano, a PPG Industries prevê que cores como o azul e o laranja consigam um lugar no pódio em 2016. Será que o branco se manterá na ribalta em 2016?

Fonte: RA