Só Barroso - Automóveis de qualidade

Assento deteta ataques cardíacos do condutor

A Ford está a trabalhar num assento para condutores que permite medir a atividade cardíaca do utilizador. O objetivo é ajudar a prevenir acidentes e alertar os serviços de emergência.

23 outubro 2014

O centro de pesquisa e inovação da Ford na Alemanha criou um assento que incorpora seis elétrodos almofadados capazes de medir a atividade cardíaca do condutor através da roupa.

Desta forma, é possível detetar variações no comportamento do coração e interpretá-las de forma a entregar um rápido aviso ao condutor de que existe um incidente cardíaco, para que ele possa ter tempo de encostar o automóvel em segurança.

De acordo com o Daily Mail, este sistema pode ser conjugado com outras tecnologias para possibilitar que o carro seja imobilizado de forma segura se o condutor ficar incapacitado. Além disso, o veículo poderá então enviar um alerta aos serviços de emergência.

Refira-se que estudos europeus revelam que condutores com doenças cardiovasculares têm 23% mais probabilidades de estarem envolvidos em acidentes, sendo que o valor sobe para 52% quando se trata de condutores com angina de peito.