Só Barroso - Automóveis de qualidade

Audi reforça associação a gigantes tecnológicos Chineses

A Audi reforça a sua impressão digital naquele que é o maior parte do mercado global, a China. A Audi China e a joint-venture FAW-Volkswagen assinaram acordos tripartidos com as gigantes tecnológicas Alibaba, Baidu e Tencent, respetivamente. Os sócios irão aprofundar a sua cooperação nas áreas de análises de dados, desenvolvimento da plataforma internet-veículo e transporte urbano inteligente.

15 setembro 2016

A cooperação será apoiada através de fortes capacidades no desenvolvimento da marca na China. Em Pequim, a Audi tem o maior centro de pesquisa e desenvolvimento fora da Alemanha, sendo esta infraestrutura de Pesquisa & Desenvolvimento uma parte da Audi China, uma subsidiária da Audi AG empresa com um forte interesse em futuras tecnologias-chave, como o carro conectado, condução autónoma, veículos movidos a novas energias e serviços digitais.

"A China tornou-se um grande mercado importante para as tecnologias digitais. Baidu, Alibaba e Tencent são inovadores poderosos. Estamos determinados a trabalhar com eles no veículo conectado do futuro", referiu Joachim Wedler, presidente da Audi China, após a assinatura deste acordo.

A Audi China e a sua joint-venture estão a trabalhar em estreita colaboração na digitalização das suas atividade. Pijie Zhang, presidente e membro do Conselho de FAW-VW Automotive Co. Ltd., explicou que, "como líder no mercado de carros Premium na China, a FAW-Volkswagen Audi sempre definiu o ritmo da inovação. A nova parceria estratégica reforça as nossas próprias capacidades digitais, e também toda a indústria automobilística chinesa como um todo ".

Contudo, este aprofundamento da Audi no mercado tecnológico Chinês pode não ficar por aqui: a Audi pode aumentar as parcerias atuais com companhias líderes da Internet na China. Em cooperação com a Alibaba, a empresa Alemã tem integrado os dados de tráfego em tempo real no sistema Audi MMI e tornou-se o primeiro fabricante Premium na China para oferecer mapas 3D de alta resolução. A partir de 2017, a Audi oferecerá o serviço Baidu CarLife na sua gama de modelos locais, para uma maior competência na transferência dos serviços da Baidu para os dispositivos digitais dos seus clientes e entre esses e o veículo.

Já com a Tencent, a Audi está a desenvolver a integração dos serviços WeChat MyCar nos veículos, sendo os de partilha de localização e de serviços de áudio os primeiros a ser introduzidos. De notar que a aplicação WeChat é considerada como a líder na Ásia em termos de comunicação, com mais de 700 milhões de utilizadores ativos.

A assinatura dos acordos teve lugar a 11 de setembro, durante o Audi Brand Summit, num evento que decorrer até dia 27 de setembro em Xangai, na China, e em que as tecnologias estão em grande em evidência.

Fonte: AM