Só Barroso - Automóveis de qualidade

Bosch assinala 25 anos em Braga

Há 13 anos que a unidade minhota funciona como polo de pesquisa e desenvolvimento. A Bosch anunciou que continuará a investir em Portugal.

05 novembro 2015

A Bosch, especialista em tecnologias e soluções multimédia para automóveis, assinala este ano 25 anos de presença em Braga. A empresa prevê duplicar o volume vendas nos próximos dois anos e investirá no polo minhoto, que desde há 13 anos funciona como centro de pesquisa e desenvolvimento. A parceria de investigação entre a Bosch de Braga e a Universidade do Minho, na qual já foram investidos 19 milhões de euros até meados de 2015, já gerou 12 patentes. Este investimento terá continuidade até 2018 com o investimento de 50 milhões de euros, o que poderá implicar a contratação de 90 engenheiros e 165 bolseiros.

A Bosch iniciou as suas atividades em Braga em 1990 com a produção de autorrádios da Blaupunkt. Atualmente, o polo bracarense é a principal unidade produtiva e um dos principais centros de pesquisa e desenvolvimento do grupo na Europa, empregando hoje cerca de 2 mil colaboradores. A empresa foi substituindo a produção de autorrádios por equipamentos de infotainment e instrumentação, como por exemplo, o “Virtual Cockpit” da Audi. 

Cockpit virtual do novo Audi TT foi produzido pela Bosch, em Braga.
Este ecrã TFT que substitui a tecnologia anterior, inclui todas as informações de instrumentos, navegação e multimédia, no campo de visão do condutor. A Audi chamou “Virtual Cockpit” a esta tecnologia desenvolvida no nosso país.

A Bosch de Braga é neste momento um dos 10 principais exportadores a nível nacional (com um volume de exportações de mais de 95%).

Fonte: AutoHoje