Só Barroso - Automóveis de qualidade

Bosch cria pedal de acelerador «que vibra»

A Bosch desenvolveu um pedal de acelerador ativo. O pedal emite uma ligeira vibração que avisa o condutor quando este exagera na pressão do pé ou quando se aproxima de um potencial perigo

27 janeiro 2016

Segundo a Bosch, o acelerador ativo poderá contribuir para uma redução de até 7 por cento no consumo de combustível (e, em conformidade, as emissões de CO2).

“O pedal acelerador ativo da Bosch ajuda os condutores a poupar combustível e, ao mesmo tempo, alerta-os para situações potencialmente perigosas”, afirmou Stefan Seiberth, presidente da divisão de Sistemas da Robert Bosch GmbH.

“O pedal diz ao condutor quando as curvas da economia e da aceleração se intercetam”, explicou Seiberth. Contudo, se o condutor mantiver a sua intenção de acelerar um pouco mais antes de mudar de velocidade, basta aplicar uma ligeira pressão extra.

Além disso, o novo pedal ativo ajuda alertar para situações perigosas, nomeadamente emitindo uma ligeira vibração quando estão carros em contramão ou engarrafamentos.

A ligação com o sistema de navegação e a uma câmara de reconhecimento de sinais de trânsito poderá alertar quando o condutor se aproxima de curvas apertadas a uma velocidade excessiva.

Fonte: AP