Só Barroso - Automóveis de qualidade

Bosch de Braga registou 13 novas patentes automóveis em 2015

A Bosch Car Multimedia Portugal, S.A. anunciou o registo de mais 13 novas patentes relacionadas com a área das inovações tecnológicas para o setor automóvel.

23 março 2016

No culminar de um esforço de desenvolvimento de novas tecnologias pela equipa de investigação em parceria com a Universidade do Minho, foram reconhecidas 13 novas patentes submetidas em 2015, tendo-se realizado ontem (dia 14), em Braga, uma cerimónia para a entrega de prémios no âmbito dessas mesmas inovações.

Os pedidos de registo das 13 patentes estão relacionados com produtos e processos produtivos na área automóvel, como displays de multimédia automóvel com realidade aumentada, novos conceitos para chassis e para os sensores. As patentes foram desenvolvidas ao longo da primeira fase do projeto de inovação entre as duas instituições, considerado pelo Governo como sendo de interesse estratégico nacional, e que tem como foco o desenvolvimento de soluções que vão moldar o futuro da mobilidade.

Na cerimónia estiveram presentes os administradores da divisão Car Multimedia, Sven Ost e Joerg Pollak, da Bosch em Braga, Carlos Ribas e Lutz Welling, e o Reitor da Universidade do Minho, António M. Cunha, que premiaram os colaboradores da Bosch e os investigadores da Universidade do Minho.

Numa época em que o êxodo de jovens engenheiros de Portugal para outros países mundiais tem sido bastante elevado, os responsáveis da Bosch em Braga congratulam-se por conseguirem consolidar e estabelecer esta fonte de conhecimento e de inovação no nosso país, evitando a sua fuga para outros Estados.

“O registo de patentes fará parte da atividade normal da Bosch em Braga, fruto da nossa aposta na inovação”, garantiu Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal e administrador técnico da Bosch em Braga. “A empresa vai, cada vez mais, identificar, reconhecer e preservar o conhecimento, bem como a criatividade dos colaboradores em Portugal”, continuou.

Esta convicção é suportada pelo início da segunda fase do projeto de inovação com a Universidade do Minho, que terá um investimento de cerca de 55 milhões de euros e a pretensão de registo de 22 patentes até 2018. Serão, no total, mais de 550 profissionais altamente qualificados a trabalhar neste projeto. Em Portugal, a Bosch está a investir em inovação como estratégia de consolidação do negócio. Nos últimos anos, conseguiu trouxe para Braga novos projetos de I&D, incluindo, mais recentemente, o desenvolvimento de software. Hoje, desenvolve não apenas soluções para a divisão de Multimédia Automóvel, onde é a principal fábrica no mundo, mas também para outras divisões do Grupo, como é o caso dos sensores de ângulo de direção do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade).

O Grupo Bosch tem uma equipa de investigação e desenvolvimento com 55 mil colaboradores em todo o mundo. No último ano, foram registadas 5400 patentes e foram investidos mais de 6 mil milhões de euros em investigação e desenvolvimento.

Fonte: AM