Só Barroso - Automóveis de qualidade

Continental incorpora controlo por gestos no volante

A Continental, fabricante de pneus e peças automotivas alemã, está a desenvolver um sistema de controlo baseado em gestos.

19 maio 2016

O objetivo com o novo sistema será o de tornar a vida do condutor mais fácil com a remoção dos habituais botão do volante - ficam apenas dois painéis transparentes que funcionam quase como um touchpad.
"Com gestos definidos para uma determinada área do volante, podemos minimizar as distrações do condutor e aumentar a segurança. O facto do sistema se basear em controlos perto do volante permite que os erros sejam menos frequentes já que não serão gestos habituais do quotidiano", afirmou Ralf Lenninger, líder do projeto.
Ao receber, por exemplo, uma chamada, o condutor pode aceitá-la (ou rejeitá-la) movendo o polegar para cima ou para baixo - um pequeno aceno com a mão tem o mesmo efeito.

Esta tecnologia da Continental pode detetar ainda outros três tipos de gestos para definir o modo de condução, navegar pelas aplicações e iniciar o sistema de som do autorradio. O componente mais importante acaba por ser a câmara Time-of-flight - também conhecida como câmara de imagens gama - integrada no painel de instrumentos.
Para já, a Continental não revelou se o sistema entrará em produção no futuro.

Fonte: AM