Só Barroso - Automóveis de qualidade

É este o Fórmula 1 do futuro?

É sabido que a Fórmula 1 atravessa uma fase de discussão de ideias com vista a recuperar o entusiasmo perdido nos últimos tempos. Vai daí a McLaren decidiu dar uma ajuda, com o MP4-X, uma visão do Fórmula 1 do futuro.

07 dezembro 2015

O MP4-X foi projetado pela McLaren Applied Technologies, que criou um Fórmula 1 sem quaisquer limites de regulamentos. “Com o MP4-X queríamos olhar para o futuro e imaginar a arte do possível”, explica John Allert, diretor da McLaren.

“Combinamos uma série de ingredientes-chave da Fórmula 1: velocidade, emoção e desempenho, com narrativas emergentes do desporto, como os cockpits fechados para melhorar a segurança do piloto e tecnologias de energia elétrica”, acrescentou o engenheiro.

O MP4-X destaca-se por ter as quatro rodas tapadas, um pouco à semelhança dos protótipos de Le Mans, mas também o habitáculo fechado, efeito ao solo e aerodinâmica ativa. O objetivo é que as diversas asas dispersas pelo monolugar sejam dinâmicas e atuem conforme as necessidades aerodinâmicas. Vários sistemas DRS (asa movel), portanto.

Outros conceitos interessantes são a carenagem com paineis solares, para o reaproveitamento de energia, e a utilização de gestos e até da mente para ativação de algumas funções por parte do piloto.

O motor é exclusivamente elétrico e pode ser carregado através do piso do circuito, que recarrega as baterias.

“A Fórmula 1 é uma competição de gladiadores, e nós vislumbramos que o futuro vai ser de altíssima tecnologia, demonstração da alta performance capaz de empolgar o público como nenhum outro desporto”, acrescenta a McLaren em comunicado.

Veja-o em ação:

Fonte: AP