Só Barroso - Automóveis de qualidade

Google pode tornar-se rival da Uber em 2016

O Google deve transformar o seu departamento de carros autónomos numa empresa separada do grupo Alphabet, de acordo com a agência Bloomberg.

19 dezembro 2015

Segundo fonte próxima do gigante americano, a marca californiana poderá estar a preparar-se para entrar num mercado dominado pela Uber. Para isso, o pequeno carro autónomo da Google terá de ser substituído por uma frota de veículos utilitários e familiares que irão estar disponíveis numa fase inicial em espaços universitários, bases militares e parques de escritório. A confirmar-se, este seria um grande passo na disseminação dos veículos da marca.

O carro autónomo da Google, que está em testes desde 2009, já percorreu mais de 1.6 milhões de quilómetros nas estradas da Califórnia e Texas, registando apenas 16 acidentes, todos por falha humana. O sucesso foi tal que a rival Uber já recrutou investigadores de universidades londrinas para desenvolver tecnologias de condução autónoma, num investimento que ronda os 10 mil milhões de dólares.

Paralelamente, a Bloomberg anunciou que a Google tem planos para criar uma empresa exclusiva para os carros autónomos, que fará parte do conglomerado Alphabet Inc. De acordo com o estudo realizado nos EUA, um terço dos consumidores tem interesse em comprar um carro autónomo. Ao que parece, o Google Car poderá gritar com os peões mais distraídos e adotar uma condução mais cuidadosa perto de crianças, num esforço para simular a condução humana.

Fonte: Bloomberg