Só Barroso - Automóveis de qualidade

Impressora 3D ‘produz’ um Auto Union Type C à escala 1:2 [vídeo]

A Audi Toolmaking produziu uma réplica do Auto Union Type C de 1936 à escala de 1:2. Um exemplo prático do know-how da marca no domínio da tecnologia de impressão 3D.

10 novembro 2015

O veículo, um Auto Union Type C à escala de 1:2, foi produzido utilizando uma impressora industrial 3D, com recurso a tecnologia laser e a um pó metálico específico, capaz de criar secções e filamentos com um diâmetro inferior ao de um cabelo humano. Este material, trabalhado desta forma torna-se bastante flexível, permitindo a produção de componentes com uma geometia complexa, por vezes mais facilmente que os métodos convencionais.

De facto, a marca alemã admite já estar a usar esta tecnologia na produção de componentes em ferro e alumínio de pequena dimensão. É o sinal dos tempos.

O objectivo da Audi é continuar a desenvolver a tecnologia de impressão a três dimensões para futuramente a integrar nos mecanismos de produção em série. Este Auto Union Type C à escala de 1:2 é mais uma prova de que a inovação é, efectivamente, uma das grandes forças da indústria automóvel.

Fonte: RA