Só Barroso - Automóveis de qualidade

Já conhece o novo Aston Martin inspirado no James Bond? [vídeo]

O carro do filme 'Spectre' é o primeiro a ser desenhado especialmente para o espião

03 novembro 2015

O filme Spectre, o último em que Daniel Craig faz o papel do espião mais conhecido do mundo, é também o primeiro em que a Aston Martin desenhou um carro totalmente funcional especialmente para ser conduzido por James Bond. Trata-se do Aston Martin DB10 - só dez foram feitos, só três sobreviveram às gravações do filme, e apenas um vai ser leiloado, no ano que vem.

Mas a fabricante de automóveis não deixou passar a atenção gerada pelo Aston Martin DB10 e criou um outro modelo, o Aston Martin DB9 GT Bond Edition. Vão ser vendidos 150 automóveis deste modelo exclusivo, com apliques da marca James Bond, por cerca de 230 mil euros.

Aston Martin DB9 GT Bond Edition

O Aston Martin DB9 Bond Edition não é exatamente igual ao carro desenhado para James Bond, mas tem algumas das suas características, incluindo a cor: é pintado com o tom prata Spectre Silver, uma cor de edição limitada criada para o filme.

Quem comprar o DB9 Bond Edition vai poder conduzi-lo na estrada e aproveitar os seus 540 cavalos em pista, uma sorte que não terá a pessoa que comprar o único DB10 que vai ser leiloado. Esse carro, usado nas filmagens de Spectre, não cumpre os requisitos para ser conduzido, pelo que o comprador vai ter que ser um colecionista que não tenha intenção de experimentar o carro.

O Aston Martin DB10 que surge no novo filme tem um capô sem linhas de encaixe e, em vez de ter grelhas de ventilação, tem apenas pequenos buracos, colocados exatamente nos sítios onde seriam necessários para refrescar o motor, conforme calculado pela equipa que o desenvolveu com a ajuda de mapas térmicos.

O especialista em automóveis Karl Brauer escreve na Forbes que o carro, ao contrário de outros construídos especificamente para figurar em filmes, é completamente funcional em estrada, com um motor V8 de 4,7 litros e transmissão manual de seis velocidades. Graças a isso, o carro alcança os 100 quilómetros por hora em apenas 4,7 segundos.

O filme Spectre chega a Portugal um dia antes da sua estreia nos Estados Unidos, no dia 5 de novembro, e conta com Daniel Craig no papel do espião James Bond e com duas novas Bond girls: a francesa Léa Seydoux e também a italiana Monica Bellucci, de 50 anos. O vilão é interpretado por Christoph Waltz, vencedor de dois Óscares de melhor ator secundário em 2010 e 2012.

Fonte: DN