Só Barroso - Automóveis de qualidade

José Miguel Gonçalves: a personificação de coragem

A Só Barroso apoia o desporto e não ficou indiferente à história e à prova de superação pessoal do José Miguel.

09 janeiro 2020

José Miguel Gonçalves é atleta da equipa da APD Braga BCR e da Seleção Nacional. A paixão pelo Basquetebol despertou e revelou-se desde cedo, tendo aos 12 anos integrado a equipa do Sporting Clube de Braga.

Contudo, foi-lhe diagnosticada uma doença neurológica com apenas 14 anos: Polineuropatia Sensitivo-motora. Um daqueles nomes estranhos que tanto tememos e que o José Miguel foi obrigado a enfrentar muito novo.

Sendo ele um lutador nato, não permitiu que tal lhe roubasse os sonhos porque, como ele diz e bem, “podemos ver as dificuldades como desafios e não como impedimentos”.

Foi convidado, na altura, para iniciar a sua carreira como treinador adjunto, mas aquilo que lhe preenchia realmente a alma era estar em campo e competir. Decidiu afastar-se por uns tempos, mas o amor e o “bichinho” pelo basquetebol falaram sempre mais alto.

Aos 18 anos, conheceu a equipa da APD Braga BCR e o mundo do Basquetebol em cadeira de rodas. Abriu-se, para o José Miguel, a janela que lhe faltava. Depressa retomou os treinos e, nesse mesmo ano, venceu a Taça de Portugal. Nos 3 anos seguintes, conquistou o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal e a Supertaça, o que lhe deu um lugar na Seleção Nacional.

Portugal foi ao Campeonato da Europa e o guerreiro José Miguel foi um dos selecionados. Infelizmente, a cadeira de rodas que tinha não era adequada para essa competição e esse fator ia retirar-lhe vantagem nas competições europeias.

A Só Barroso apoia o desporto e não ficou indiferente à história e à prova de superação pessoal do José Miguel. Considerando-o um exemplo, ajudou financeiramente o atleta, o que lhe permitiu adquirir a cadeira que necessitava e ter um excelente desempenho nas competições europeias.

O José Miguel está, atualmente, a jogar Basquetebol profissional em Espanha e é uma lição de vida, força e coragem. “O BCR faz-nos perceber que, se não temos limitações para competir, não precisamos de as ter para viver”, palavras sábias do atleta que servem de inspiração para a família Só Barroso e para a sociedade em geral.

É com grande orgulho que a Só Barroso apoia o José Miguel e assiste às suas vitórias!