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Monovolumes de 7 lugares: verdades e mitos

As viaturas de 7 lugares foram criadas a pensar nas famílias numerosas ou então em passeios entre amigos. São veículos altamente versáteis e adaptáveis a diferentes situações. Saiba mais neste artigo.

12 agosto 2019

 

As viaturas de 7 lugares foram criadas a pensar nas famílias numerosas ou então em passeios entre amigos. São veículos altamente versáteis e adaptáveis a diferentes situações, visto que os bancos são removíveis e podemos utilizar o carro com 2, 3, 4, 5, 6 ou 7 lugares. Atenção: esta questão varia consoante a marca e/ou modelo em causa.

 

Atualmente, já existem várias marcas e modelos com este tipo de viaturas, sejam elas monovolumes ou SUV’s. No entanto, é importante ter noção de que há dois tipos de monovolumes:

 

  • 5+2 lugares, ou seja, os dois lugares atrás retiram espaço à bagageira, mas se rebatermos esses dois bancos conseguimos ficar com uma bagageira maior. É a versão “compacta.
  • 7 lugares, ou seja, são 7 lugares mais o espaço da bagageira. Os bancos não retiram espaço à bagageira, mas também não é possível aumentar o espaço de arrumação. É a versão “grande”.

 

Há muitas verdades, mas também mitos, associados a esta categoria de automóveis. Contudo, vamos desmistificar tudo hoje.

 

Comecemos pelas verdades:

  • Mais espaço: as monovolumes são viaturas mais espaçosas por dentro, isto é, o espaço entre os bancos é maior. Tal possibilita mais conforto e comodidade para quem vai num dos 5 bancos traseiros. Além disso, os 3 bancos do meio têm sistema ISOFIX, o que permite que vão confortavelmente duas cadeiras de bebé/criança e um adulto ou até mesmo 3 cadeiras de bebé/criança. A distância entre o teto e o chão do carro também é maior de modo a permitir que as pessoas não tenham que se dobrar tanto para entrar ou acomodar uma criança na parte traseira.

 

  • Bagageira maior: a capacidade deste tipo de automóveis varia entre os 400L e os 600L, embora também existam modelos com 800L/900L. No caso das monovolumes de 5+2 lugares, a bagageira é personalizável e o seu espaço varia conforme o número de lugares disponíveis.

 

  • Lugares personalizáveis: claro que a viatura não é completamente suscetível de personalização, no entanto no caso das monovolumes 5+2 podemos retirar e colocar os assentos como nos for mais cómodo. Em alguns casos, todos os assentos são removíveis, à exceção do lugar do condutor. Esta caraterística torna esta categoria automóvel mais versátil que a maioria.

 

  • Possibilidade de reboque: estas viaturas são corpulentas e alguns modelos têm estrutura/capacidade para puxar atrelados de grandes dimensões (ex: caravanas).

 

  • Carro económico: embora estes veículos tenham médias de consumo tendencialmente mais elevadas, as monovolumes são viaturas económicas. Quer as viagens sejam feitas com 7 passageiros ou não, isso não influencia praticamente o consumo de combustível, mas sim o modo de condução do condutor. Ou seja, estes automóveis estão preparados para transportar mais peso sem oscilar muito ao nível dos consumos. Para além disso tem um desgaste ao nível dos pneus consideravelmente inferior relativamente às restantes categorias de veículos. No entanto, todos os fatores mencionados anteriormente variam consoante, e como já referido, a própria condução efetuada pelo condutor.

 

  • Benefícios fiscais: Alguns modelos de monovolumes são matriculados e considerados veículos comerciais. Esse fator pode trazer benefícios fiscais ao proprietário.

 

Apesar das inúmeras vantagens, este tipo de automóveis ainda são alvo de muitos mitos associados, tais como:

 

  • Maior dificuldade em estacionar: claro que um carro de maiores dimensões pode ser uma desvantagem na hora de procurar um lugar de estacionamento no meio da cidade, contudo é complicado estacionar qualquer carro nos dias que correm. Há mais trânsito, mais pessoas a circular e cada vez menos lugares disponíveis. Portanto arranjar lugar hoje em dia é algo infernal em qualquer carro que conduza. No momento em que arranjar, estacionar uma monovolume não é mais difícil do que estacionar um carro citadino ou utilitário, por exemplo. A maioria dos modelos já traz sensores de parqueamento incorporados de origem, o que minimiza, ou até erradica, as eventuais dificuldades que possam surgir durante as manobras.

 

  • Preço: o mito associado ao preço diz-nos que as monovolumes são carros mais caros do que as restantes categorias. Não é bem assim. Tudo depende da monovolume que escolher e com que carro a está a comparar. Há diversos fatores que encarecem um automóvel, nomeadamente a marca, o número de quilómetros, o ano/mês de fabrico, o número de extras, novo ou usado, entre outros fatores. Basta que faça um bom estudo das opções disponíveis no mercado e compare as suas caraterísticas inerentes com aquelas que procura ou valoriza. Há sempre um testo para cada panela, portanto haverá certamente uma monovolume que corresponda às suas expectativas! Além disso, a eventual diferença de preços que possa surgir é compensada por ser um carro mais espaçoso, versátil e com mais lugares disponíveis para passear em família ou com amigos. Conheça os nossos monovulomes usados aqui.

 

  • Consumos mais elevados: como já falamos anteriormente nas vantagens, este assunto é puramente mito. Claro que o tamanho e peso da viatura têm influência nos consumos, no entanto tudo depende da condução feita pelo condutor. Além disso estes modelos foram pensados e elaborados de modo a que o consumo de combustível não oscile muito conforme sejam transportadas mais pessoas e os próprios pneus sofrem menos desgaste que num carro dito convencional.

 

  • Assentos traseiros não aptos para adultos: os 2 lugares extra são menos largos que os restantes assentos, no entanto não significa que não sejam aptos para adultos. Como já foi referido anteriormente, a distância entre o teto e o chão do carro é maior que o habitual justamente para evitar que pessoas adultas ou mais altas tenham que se dobrar muito. Por uma questão de conforto, as pessoas mais altas devem ir nos lugares mais à frente, uma vez que o lugar do condutor ou do pendura são reguláveis, no entanto esta “regra” aplica-se a todo o tipo de carros, sejam eles de 5 ou 7 lugares.

 

  • Número de extras mais reduzido: outro mito sem fundamento! Dependendo da marca e modelo escolhidos, as viaturas de 7 lugares podem ter tantos, ou mais, extras que uma viatura de 5 lugares. Dependerá, também, do preço que pretende pagar pela viatura. Atualmente já existem veículos de 7 lugares com caixa automática, câmara de estacionamento, bancos aquecidos, GPS, Bluetooth, Cruise Control, Wifi, etc. Pretende um bom exemplo do que foi referido? Consulte as monovolumes que temos disponíveis para venda.

 

  • Portagens ao preço de classe 2: era verdade, mas já não é mais! Desde o dia 1 de janeiro do presente ano que a listagem foi revista pelo IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes) e a maioria dos modelos passaram a pagar classe 1. Mais detalhadamente falando, passam a ser considerados veículos pertencentes à classe 1 “todos os automóveis ligeiros que tenham uma altura de 1.30 metros (máximo) no eixo da frente”. Também não podem pesar mais do que 3500kg, não podem ter tração às 4 rodas, têm que pagar via pagamento automático (Via Verde) e têm que cumprir a Norma EURO 6. 27 novos modelos foram, deste modo, integrados na classe 1 no início de 2019 – saiba quais aqui. Também pode consultar o site do IMT e conhecer a listagem completa de todas as viaturas consideradas como classe 1.

 

Todos os fatores anteriormente referidos, ao nível das verdades e mitos, são também aplicáveis para SUV’s. Esta categoria não é tão referida ao longo do artigo uma vez que existe mais comumente no formato de 5 lugares.

 

No meio de tantas opções que o mercado apresenta, não seria sequer justo dizer qual(ais) a melhor(es). Vamos apenas enumerar os exemplos mais procurados e comprados no mercado português para que consiga visualizar alguns exemplares.

 

Caso o modelo que procura não esteja disponível no nosso site, preencha por favor o formulário associado para o contactarmos assim que dispusermos dele (ou então para arranjarmos um especialmente para si):

 

 

Citroën C4 Picasso ou Citroën C4 Grand Picasso

 

Diferencia-se por ser altamente seguro, com uma suspensão minuciosamente afinada, e cómodo em todos os lugares que o compõe. A diferença entre os dois modelos acima referidos é o tamanho.

 

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Ford C-Max ou Ford Grand C-Max


 

Diferencia-se dos restantes por ser mais compacto em termos de tamanho, no entanto igualmente espaçoso. O Grand C-Max tem mais 14cm de comprimento e mais 6cm de altura do que o convencional C-Max. É um carro que prima pelo número de extras à disposição, sendo um monovolume muito completo nesse sentido.

 

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 Opel Zafira

 

Este modelo prima pela sua estética mais requintada e pela sua potência superior, sendo inspirado nos comboios de alta velocidade. Pertence ao segmento premium dos monovolumes familiares.

 

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Renault Grand Scénic ou Renault Scénic

 

 

Diferencia-se dos restantes pelo fator “espaço”, que é a palavra que melhor define este carro. A bagageira tem uma capacidade que ronda os 600L e toda a viatura é bastante espaçosa, os passageiros conseguem usufruir de uma viagem com qualidade. Tem, também, espaços de arrumação de modo a melhorar ainda mais a organização das coisas dentro da viatura.

 

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 Seat Alhambra

 

 

É também um automóvel altamente espaçoso e familiar, não descorando também a parte tecnológica que lhe garante uma condução de qualidade. Quando os 2 bancos traseiros estão rebatidos, a bagageira fica com uma capacidade de 1000L.

 

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 Volvo XC90

  

O Volvo XC90 engloba os conceitos design elegante, alta segurança, tecnologia refinada e utilização funcional sobre quatro rodas. Um dos modelos mais completos e cobiçados do mercado.

 

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 Volkswagen Sharan

 

 

Embora a marca seja de origem Alemã, este modelo foi inteiramente produzido em Portugal. É o modelo de 7 lugares com maior volume de vendas a nível Mundial devido à qualidade da sua construção e à gama de equipamentos e motorizações que oferece ao condutor.

 

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 Ford S-Max

 

Tem as caraterísticas típicas de uma monovolume, como o espaço e conforto, no entanto sobressai-se pela sua potência e velocidade. É uma viatura voltada para famílias dinâmicas.

 

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Se tinha receio de adquirir uma monovolume ou um SUV por algum dos fatores anteriormente mencionados, já não tem esse impedimento! 

 

Acima de tudo, deverá informar-se com especialistas sobre o assunto em causa e procurar informação em sites fidedignos e voltados para a temática. Por exemplo, no caso do setor automóvel deverá informar-se e tirar as suas dúvidas junto das marcas, stands e/ou mecânicos. Poderá, também, ler mais sobre determinada questão em blogues e/ou revistas sobre carros.

 

As marcas que fabricam as monovolumes e os SUV’s são as mesmas que fabricam os veículos citadinos, utilitários, carrinhas, etc. Os critérios utilizados para o fabríco e a qualidade implícita a cada marca está espelhada em qualquer que seja a categoria pretendida.

São, portanto, uma excelente opção para viagens ou passeios sem surpresas!

 

 

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