Só Barroso - Automóveis de qualidade

Nissan ProPilot: Tecnologia autónoma mostra validade para o futuro

A Nissan, entre outros construtores, aproveitou a realização da mais recente edição da Cimeira G7 em Ise-Shima, Japão, para mostrar as suas tecnologias de condução autónoma.

31 maio 2016

A Nissan, entre outros construtores, aproveitou a realização da mais recente edição da Cimeira G7 em Ise-Shima, Japão, para mostrar as suas tecnologias de condução autónoma, dando ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a oportunidade de experimentar estes novos sistemas denominados Nissan ProPilot. O automóvel do presidente da Comissão Europeia era um de uma caravana de sete veículos com tecnologia de próxima geração.

O percurso de estrada em automóveis autónomos foi um de uma série de eventos planeados durante a Cimeira do G7, tendo o protótipo com base no Nissan Leaf sido equipado com características especiais, como um radar de onda milimétrica, scanners laser, câmaras de vídeo e uma Interface Homem-Máquina (HMI - Human Machine Interface) desenvolvida especificamente para a condução autónoma.

A demonstração de veículos autónomos na Cimeira do G7 serviu para validar a incorporação de duas funcionalidades inovadoras. A primeira, um mini scanner laser de alta definição que determina a distância entre o veículo e o que o rodeia através de medições tridimensionais precisas, que permitem a navegação em espaços apertados. O segundo é um sistema de câmara de visão 360 graus de oito vias, que permite decisões precisas sobre as rotas em cruzamentos e em vias com curvas acentuadas. Estas tecnologias estão a ser testadas em ruas e rodovias no Japão e nos Estados Unidos desde o início deste ano.

A Nissan irá introduzir a tecnologia de condução autónoma Nissan ProPilot num modelo que estará à venda no Japão ainda este ano, e depois expandir a disponibilidade para a Europa, Estados Unidos e China. O sistema Nissan ProPilot 1.0 pode ser usado em estradas com condições de tráfego congestionado. Em 2018, a Nissan pretende implementar a tecnologia Nissan ProPilot de faixas múltiplas que permite a mudança de faixa autónoma em autoestradas e em 2020 esta nova tecnologia irá facilitar a condução em ruas urbanas, incluindo cruzamentos.

Fonte: AM