Só Barroso - Automóveis de qualidade

Opel cria farol direcionado pelo olhar do condutor

A Opel anunciou que está a desenvolver um sistema de luzes adaptativas guiadas pelo olhar do condutor. Saibam aqui como funciona.

17 março 2015

A Opel, divisão da General Motors para o mercado europeu, anunciou que está a desenvolver uma nova geração de faróis adaptativos que iluminam na direção em que o condutor está a olhar. O sistema usa uma câmara direcionada para os olhos do condutor com sensores infravermelhos periféricos e foto-diodos centrais para analisar os seus movimentos mais de 50 vezes por segundo. A informação é enviada em tempo real para as luzes, que se direcionam automaticamente para a área onde o condutor está a dirigir a sua atenção. Quando um veículo vem no sentido contrário, os diodos são desativados para evitar o encandeamento do outro condutor. 

Os engenheiros da Opel também tiveram em conta o facto de os condutores olharem para vários locais inconscientemente. Para evitar que as luzes estejam em constante movimento, a Opel desenvolveu um algoritmo que ajuda o sistema a filtrar estes reflexos inconscientes, provocando um atraso na resposta dos faróis sempre que necessário, garantindo uma maior fluidez na orientação das luzes. 

Segundo a Opel, o equipamento deverá estar disponível dentro de 18 meses.