Só Barroso - Automóveis de qualidade

Opel revela novo protótipo desportivo GT Concept

Veículo é o herdeiro do Opel GT e será apresentado no Salão Automóvel de Genebra.

05 fevereiro 2016

A Opel vai revelar no Salão de Genebra, em Março, um protótipo desportivo que dá pelo nome de GT Concept e dá corpo a uma nova evolução na estratégia de ‘design’ da marca alemã, centrando o automóvel no plano emocional. O protótipo é um herdeiro direto do Opel GT e do recém-apresentado Monza Concept, motor colocado em posição dianteira-central e tração às rodas traseiras.

Com um design mais futurista e minimalista, a Opel optou por retirar os puxadores de portas, os espelhos retrovisores exteriores e as escovas limpa-para-brisas.

O Opel GT Concept é o herdeiro dos famosos genes do Opel Experimental GT, um coupé apresentado em 1965 no Salão de Frankfurt baseado na fiável base mecânica do Kadett B. Além das formas esguias ou dos faróis escamoteáveis, este automóvel foi também inovador por se tratar do primeiro protótipo apresentado por uma marca europeia de automóveis. Liderada por Erhard Schnell, a equipa de design pretendia criar uma “afirmação de design” e as reações do público foram tão positivas que o modelo de produção chegaria ao mercado três anos depois.

O GT Concept pretende representar o espírito pioneiro da Opel com um desportivo dinâmico salientado pela linha de assinatura a vermelho que divide a carroçaria na horizontal e que pretende salientar-lhe as proporções. Os pneus dianteiros de cor vermelha vão buscar inspiração à avançada motocicleta Motoclub 500, de produção Opel em 1928. O veículo conta ainda com um longo capot, não tem tampa de mala, a traseira tem uma dupla saída de escape ao centro e o emblema GT faz a ponte com o modelo da década de 60.

Entre as inovações mais evidentes do Opel GT Concept estão as grandes portas com vidros integrados, eliminando a transição habitual entre a carroçaria e as janelas. As portas têm comandos elétricos, acionados por sensores de pressão colocados, de um lado e de outro, no friso vermelho.

Os espelhos retrovisores convencionais foram substituídos no Opel GT Concept por duas câmaras, uma em cada porta, que captam imagens para trás e projetam-nas em dois ecrãs situados do lado esquerdo e do lado direito do tablier. O para-brisas prolonga-se para o tejadilho, numa única superfície de vidro, oferecendo aos ocupantes a sensação de viajarem num ‘Targa’ com tejadilho amovível.

Os faróis dianteiros do GT Concept reforçam o efeito tridimensional e recebem uma próxima geração do elogiado sistema de matriz de LED IntelliLux que estreou na nova geração do modelo Astra. Esta inovadora tecnologia permite circular sempre com os máximos sem encandear os outros condutores.

O GT Concept está equipado com um motor dianteiro-central 1.0 Turbo de três cilindros a gasolina, baseado no motor que está presente nos modelos ADAM, Corsa e Astra. Com 145cv de potência e 205Nm de binário máximo, o motor está combinado com uma transmissão de seis velocidades sequencial com comandos de patilhas no volante. O GT Concept possui tração traseira, o que é particularmente apreciado pelos puristas da condução e tem um peso total inferior a 1000 kg. O protótipo de dois lugares consegue uma aceleração de zero a 100 km/h em menos de oito segundos e atinge uma velocidade máxima de 215 km/h.

Fonte: AV