Só Barroso - Automóveis de qualidade

Pedro Salvador vence a Rampa da Falperra

Pedro Salvador aproveitou o boicote dos principais pilotos do Campeonato da Europa de Montanha para vencer a Rampa da Falperra à geral, garantindo também a primeira vitória de um português no Europeu de Montanha.

09 maio 2016

Alegando falta de condições de segurança devido às fortes chuvadas, os pilotos do Europeu decidiram não realizar as subidas deste domingo. Salvador acabou por provar o contrário o venceu a subida ao Sameiro.

Na primeira subida, Salvador bateu a espanhola Angela Vilarino por 5,610s, voltando a ser mais rápido que a piloto do SilverCar EF10 e garantiu o triunfo absoluto.

José Lopez Fombona com o Audi R8 LMS conseguiu o terceiro lugar absoluto, sendo o melhor da Categoria I ao bater o Mitsubishi Lancer Evo VIII de Christian Schweiger por 14.5s no cômputo das duas melhores subidas.

Salvador garantiu consequentemente a vitória no Campeonado Nacional de Montanha na Categoria 1. “Correu muito bem, apesar das difíceis condições que encontramos este ano na Falperra, consegui sempre os meus objetivos em cada subida e com isso vencer” disse Pedro Salvador.

Tal como na Rampa da Penha, o pódio desta categoria ficou completo com a presença de Rui Ramalho, segundo com um Osella PA21S Evo e de Paulo Ramalho em Juno CN09.

António Nogueira venceu na Categoria 2, onde registou o tempo de 5:14s475 no cômputo das duas melhores subidas. “Tive de me aplicar ao máximo para conseguir vencer. Foi uma vitória saborosa e conseguida em condições difíceis, devido ao mau tempo”, referiu António Nogueira.

Atrás do piloto do Porsche 911 GT2, ficou José Correia em Nissan GT-R GT3, com Gonçalo Manahu a fechar os lugares de pódio com o seu Porsche 997 GT3 Cup.

O campeão em título, Edgar Reis, esteve algo apagado, ficando com quinta posição final atrás de António Teixeira em Renault Clio R3. Pedro Coelho Saraiva triunfou na Classe N2 com o seu Mitsubishi Lancer Evo IX, a exemplo do que fez Daniela Marques em Subaru Impreza STi.

Manuel Correia levou o seu Ford Fiesta R5 ao triunfo na Categoria 3, conseguindo a marca final de 5:13s966. “Consegui ser sempre o mais rápido e ao contrário da Penha onde perdi por muito pouco, aqui cheguei mesmo ao triunfo e por isso estou muito satisfeito. Espero continuar com este ritmo e se assim for, poderei vencer mais vezes este ano.”

Sem argumentos para a tração total do carro do vencedor, José Pedro Gomes colocou o seu Ford Escort WRC no segundo posto, deixando o último degrau do pódio para Luis Silva em BMW M3.

Com um andamento notável, Luis Nunes levou a melhor na Categoria 4, conseguindo o tempo total de 5:17s739 ao volante de um SEAT Leon Cup Racer. Apesar da diferença conseguida por Luis Nunes no cômputo das três subidas, esta foi uma das categorias mais animadas de todas as que subiram a Falperra.

Ricardo Gomes colocou o seu SEAT Leon Supercopa na segunda posição, com Joaquim Teixeira a ocupar a terceira posição final ao volante do seu Renault Megane Trophy.

Com um Renault 5 GT Turbo, Rui Setas levou a melhor na Categoria 5, aproveitando da melhor forma a ausência de Silvino Pires, para garantir uma boa vitória. Com 6:12s947, Setas bateu por pouco mais de um segundo Carlos Oliveira em Porsche 911 SC.

Ainda nesta categoria, Jorge Loures em Ford Lotus Cortina ficou com a terceira posição, na frente de Parcídio Summaville (Datsun 240Z) e Pedro Sequeira em BMW E30.

Na Categoria 6, o domínio foi absoluto por parte de Hélder Silva e do BMW 323i. Silva marcou 5:42s736, deixando o segundo classificado, Fernando Salgueiro (Ford Escort MKII), a quase um minuto. Martine Pereira fechou o pódio da categoria com o seu Lola T70.

Na Taça Nacional de Montanha 1300, o vencedor foi Roberto Meira em Fiat Punto 85. Esta foi uma vitória conseguia ao décimo de segundo, com Meira a fazer 6:16s419 no somatório das suas subidas de prova, deixando Francisco Leite, também em Fiat Punto a 172 milésimos. Na terceira posição ficou Armando Freitas em Toyota Starlet.

Por último, a categoria que alberga os carros concorrentes à Taça Nacional Clássicos de Montanha 1300, onde o vencedor foi Arnaldo Marques em Datsun 1200. Abel Marques em Autobianchi A112 Abarth, Pedro Oliveira em Datsun 1200 e Domingos Fernandes em Autobianchi A112 Abarth, completam a classificação.

Veja algumas imagens da ação:

Fonte: AP