Só Barroso - Automóveis de qualidade

Q8 entra no comércio de combustíveis em Portugal

A koweitiana Q8, da Kuwait Petroleum Corporation, uma das principais produtoras de petróleo do mundo, vai entrar no comércio a retalho de combustíveis em Portugal, com a abertura do primeiro posto de abastecimento na segunda-feira, em Guimarães.

15 dezembro 2015

Em declarações à Lusa, a responsável pela rede na península ibérica, Rocio Gutierrez, afirmou que a empresa “tem intenção de aumentar a rede de postos de abastecimento em Portugal”, escusando-se a revelar o valor do investimento previsto para o mercado nacional.

A responsável da Q8 explicou que a expansão da rede no mercado português acontecerá em parceria com a Vapo Atlantic, empresa com postos de abastecimento entre Douro e Minho.

A empresa de petróleo do Kuwait, com a marca comercial Q8, conta com mais de 4.000 estações de serviços na Europa, negócio que vai agora replicar em Portugal.

O crescimento da petrolífera nesta área de negócio na Europa começou nos anos 80 com a aquisição de operações nos Países Baixos, Suécia, Dinamarca e Itália. Nos anos 90, continuou a crescer com a compra de estações de serviços da Mobil em Itália e da BP no Luxemburgo.

Em 1992, a petrolífera do Kuwait entrou em Espanha.

Na página oficial, a companhia afirma que “nas últimas três décadas, a Q8 expandiu-se rapidamente através de uma série de aquisições estratégicas”, referindo que hoje o crescimento está a ocorrer essencialmente no Extremo Oriente, com a construção de uma refinaria e um complexo petroquímico na China e no Vietname.

Em declarações à Lusa, a responsável explicou que a empresa já operava em Portugal, através da International Diesel Service (IDS), uma empresa que se dedica às necessidades de abastecimento de empresas de transporte rodoviário internacional e de longo curso.

Como um dos fornecedores líderes da Europa em cartões de combustível, a rede disponibiliza 600 postos de abastecimento estrategicamente colocados, segundo a empresa.

Fonte: AP