Só Barroso - Automóveis de qualidade

Serão estas duas fotografias realmente diferentes?

Ilusão de ótica está a fazer sucesso na internet. Apesar de parecerem diferentes, as duas fotografias são iguais

12 fevereiro 2018

Uma fotografia publicada na rede social Reddit, nesta terça-feira, está a gerar debate na internet. A dúvida está no facto de as duas partes serem ou não iguais, ilustrando bem o fenómeno da ilusão de ótica.

Em apenas dois dias, a publicação conta já com quase dois milhões de visualizações e 1500 comentários.

"Esta é a mesma fotografia, uma junta à outra. Não foram tiradas com ângulos diferentes. É a mesma, pixel por pixel", pode ler-se na descrição.

This is the same photo, side by side. They are not taken at different angles. Both sides are the same, pixel for pixel.

O autor da publicação chegou mesmo a partilhar um GIF para provar que as duas fotografias são, na realidade, a mesma.

"Tinha de provar a mim mesmo". 

Apesar de a imagem da direita parecer estar mais inclinada, ela é totalmente igual à da esquerda. Trata-se de uma ilusão de ótica, explicada por um fenómeno que ocorre ao nível do cérebro, que constrói uma dimensão diferente, com uma perspetiva também diferente.

"O nosso cérebro interpreta as duas imagens como sendo paralelas e a afastar-se uma da outra, quando, na verdade, não estão", explicou ao El País Susana Martinez-Conde, diretora do laboratório de neurociência da universidade de Nova Iorque.

A fotografia foi tirada pelo artista francês Daniel Picon, em 2010. No espaço de partilha online de Akiyoshi Kitaoka, professor de psicologia da universidade de Ritsumeikan, no Japão, e autor de vários trabalhos sobre perceção, foi divulgada pela primeira vez a imagem, chamada Roads in Mexico.

Este fenómeno de distorção da perceção ficou conhecido como a ilusão da torre de Pisa, a obra de investigadores da universidade McGill do Canadá vencedora do primeiro prémio na edição de 2007 do concurso The Illusion of the Year.

Fonte: TVI24

Conheça já todos os nossos automóveis usados em stock