Só Barroso - Automóveis de qualidade

Toyota é marca automóvel mais valiosa do mundo

A Toyota manteve o título como marca automóvel mais valiosa do mundo num novo ranking elaborado pela empresa de pesquisas de mercado Millward Brown. A completar o pódio surge a BMW e a Mercedes-Benz, e no último lugar do Top 10 surge a Tesla, sinal de que as fabricantes tradicionais têm de estar atentas às novas empresas.

09 junho 2016

A Toyota manteve o título como marca automóvel mais valiosa do mundo num novo ranking elaborado pela empresa de pesquisas de mercado Millward Brown. A completar o pódio surge a BMW e a Mercedes-Benz, e no último lugar do Top 10 surge a Tesla, sinal de que as fabricantes tradicionais têm de estar atentas às novas empresas.

O valor da marca Toyota, que subiu 2% para os 25,9 mil milhões de euros segundo o BrandZ Top 100 Global Brands, deve-se sobretudo à ênfase na melhoria da experiência cliente e elevando consistentemente o seu índice de referência de valor, segundo o diretor da BrandZ, Peter Walshe, em declarações à Automotive News.

"A partir da experiência do cliente, a Toyota é uma marca altamente valorizada que continua a inovar. Essa é a sua força e a razão pela qual continua a gerar tal volume de negócios", explicou Walshe.

Recorde-se que a Toyota, durante os onze anos em que o estudo foi elaborado, foi considerada em nove deles a marca automóvel mais valiosa do mundo.

Sai a Lexus, entra a Telsa

Uma das surpresas do estudo foi a entrada da Tesla no Top 10 - a empresa de Elon Musk tem um valor de marca de 3,8 mil milhões de euros - para o lugar da Lexus.

Segundo Walshe, a inclusão da Tesla deve-se, em muito, ao facto da empresa ter alargado a sua oferta ao baixar o preço do Tesla 3 para os 30 mil euros.

"A Tesla é algo completamente diferente como marca de luxo, e, como sabemos pelos resultados da BrandZ, a diferença faz a diferença. Depois de reinventar o veículo elétrico, e ter lutado contra a suspeição no mercado de luxo, o anúncio de um modelo produzido em massa tem impulsionado o desejo dos consumidores em experimentar a marca. A Tesla tem crescido como a Apple e o Facebook, o que é enorme", afirmou Walshe.

Considerando o valor total dos Top 10 da marcas de automóveis verifica-se que, em relação a 2015, caiu 3% para os 122,9 mil milhões de euros, refletindo as quedas de valor das marcas Audi (pertence ao grupo Volkswagen), Honda e Land Rover.

A Volkswagen, que no ano passado ocupava a oitava posição, deixa de aparecer no Top 10 devido ao caso das emissões.

Fonte: AM