Só Barroso - Automóveis de qualidade

Toyota regista nova patente de carro voador

A Toyota registou a patente de um novo modelo de carro voador, com uma fuselagem mutante que permite andar em terra e a voar.

07 julho 2016

No documento apresentado pela companhia japonesa, o automóvel teria uma hélice na parte de trás, enquanto as asas seriam retráteis e guardadas dentro da fuselagem que muda de forma.

De acordo com o Quartz, entre as 1.636 patentes da Toyota, esta é a segunda que se refere a carros voadores; a primeira patente, registada em setembro, mostra um veículo com um sistema de asas empilháveis.

No novo modelo agora patenteado pela fabricante japonesa, sobressai uma hélice na parte traseira da viatura.

A Toyota quer criar “um veículo que possa ser conduzido tanto na estrada, em modo terreno, como descolar e voar, em modo de voo”, lê-se na candidatura entregue ao Gabinete de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) em dezembro de 2014, mas que só foi tornada pública a 23 de junho.

“Os carros voadores existentes incluem asas usadas durante o modo de voo que são projetadas para se dobrarem contra a fuselagem no modo de terra. Guardar as asas dessa maneira pode danificá-las, reduzir a economia de energia e limitar a visão lateral e das traseiras do operador no chão”, refere a patente, a propósito das vantagens do seu sistema.

A fabricante japonesa não é a única que vê o automóvel voador como o futuro da mobilidade.

A empresa eslovaca Aeromobil tem planos de lançar um carro voador em 2017, enquanto Larry Page, um dos fundadores da Google, é dono de duas start-ups que desenvolvem projetos de veículos que voam, o ZeeAero e o Kitty Hawk. 

Fonte: Qz