Só Barroso - Automóveis de qualidade

Trânsito deixa de ser "desculpa" para condutores de carros BMW

A nova aplicação da BMW avisa quando é hora de sair para evitar chegar atrasado, o que significa que, se for dono de um carro da marca, o trânsito deixará de ser uma justificação plausível.

04 abril 2016

A nova aplicação móvel BMW Connected dispõe de um serviço que envia alertas em tempo real para o smartphone do condutor avisando-o de que está na hora de se colocar a caminho. O sistema, baseado na plataforma Azure da Microsoft, analisa várias fontes com informação sobre o trânsito para fazer os seus cálculos.

A aplicação foi lançada esta quinta-feira, 31 de Março, nos EUA e a marca pretende alargar a tecnologia a novos mercados ainda este ano, escreve a Bloomberg.

"As condições de tráfego mudam rapidamente, por isso o acesso à informação em tempo real é importante. O BMW Connected estima o tempo da viagem, dentro e fora do veículo, tendo em conta a rotina do utilizador ou os destinos planeados. Com base na análise das condições do trânsito, o condutor será notificado quando é hora de sair, no seu iPhone ou Apple Watch", pode ler-se no comunicado de imprensa divulgado no âmbito do lançamento do novo serviço.

"Os destinos frequentes e recentes são aprendidos e guardados para permitir um rápido acesso futuro, e o tempo estimado das viagens é apresentado num ápice. À medida que a aprendizagem continua, o BMW Connected começa a prever o seu próximo destino para analisar dados que o permitam mais facilmente tomar uma decisão", explica a nota.

Escreve a Bloomberg que a BMW procura assim liderar o segmento de transformação digital da indústria automóvel, citando afirmações de Harald Krueger, CEO da marca, uma ideia corroborada pelo comunicado de imprensa.

"Isto marca o início da visão da BMW de um mundo de serviços digitais inteligentes e altamente personalizados que integram o veículo no dia-a-dia do consumidor", refere a nota.

A marca procura ainda dar resposta, com este serviço, àqueles que desejam ter acesso à distância mais curta, e de forma sempre disponível, informação sobre o seu veículo.

"Colocando os consumidores e as suas necessidades pessoais no centro desta visão, os serviços vão estar disponíveis em qualquer momento, em qualquer lugar – dentro ou fora do veículo", pode ler-se ainda no comunicado.

Esta é também uma resposta aos novos concorrentes tecnológicos que começam a investir no setor, como a Apple, escreve a Bloomberg.

"As marcas estabelecidas do setor automóvel vêem agora confrontados com concorrentes de fora da indústria", assinalou Krueger, citado pela agência, acrescentando que "a criação de valor passa da mudança da aposta em 'hardware' [dispositivos] para 'software' [programas] e serviços".

O sistema BMW Connected integra, igualmente, os serviços remotos que já são oferecidos pela marca, como o localizador de veículo, a possibilidade de o trancar e destrancar remotamente, e informação sobre o nível de combustível no depósito.

A aplicação só está disponível para sistemas iOS e pode ser descarrega através da loja online da Apple, a Apple Store.

Fonte: Jornal de Negócios