Só Barroso - Automóveis de qualidade

UE quer mudar regras para aprovação de novos veículos

Os reguladores da União Europeia vão propor uma série de novas regras para a aprovação de novos veículos, de modo a evitar a repetição de situações como as verificadas recentemente com as emissões de NOx da Volkswagen.

29 janeiro 2016

O primeiro rascunho da proposta, ao qual a Reuters teve acesso, propõe que seja a UE a supervisionar as entidades nacionais de cada país - atualmente são estas as responsáveis pela aprovação de novos automóveis e pela capacidade de aplicar coimas aos construtores que não cumpram com os requisitos.

A proposta indica ainda que cada país poderá recolher determinado automóvel não-conforme, mesmo que este tenha sido aprovado noutro país membro. Esta tomada de decisão radical, não é mais do que "um reforço da UE no sentido de assegurar que os mecanismos de supervisão são os mais adequados", pode também ler-se no documento. A proposta não contempla contudo a criação de uma entidade reguladora independente.

Também hoje, o jornal El Pais dá conta na sua edição de mais detalhe deste plano, que prevê mesmo a imposição de multas por cada automóvel que não cumpra os devidos requisitos de emissões e de segurança. O valor poderá ascender aos 30 mil euros por unidade.

Fonte: AM