Só Barroso - Automóveis de qualidade

Veja do que são capazes os próximos radares fixos

Conheça a nova geração de radares fixos, capaz de detetar outras infrações para além do excesso de velocidade.

12 abril 2016

É a derradeira arma contra os infratores do código da estrada. Chama-se “Mesta Fusion” e é uma nova geração de radares fixos, capaz de detetar automóveis que passem sinais vermelhos, desrespeitem as distâncias de segurança e ultrapassagens em locais ou situações de perigo, além do excesso de velocidade.

As autoridades do Dubai serão as primeiras a instalar estes novos dispositivos de deteção de infrações, que até os condutores que pisem traços contínuos consegue identificar. Na Europa, França pretende ter o sistema ao serviço já em 2018.

Este radar tem como tarefas, numa primeira fase, detetar excessos de velocidade, passagem de sinais vermelhos e ainda a realização de manobras não autorizadas.

Mas este radar multifunções também consegue, indica a Morpho, detetar ultrapassagens pela direita, a utilização incorreta de faixas de bus ou de emergência e mudanças de direção proibidas em cruzamentos. Ou seja, quase tudo o que é ilegal.

Para já estará disponível apenas no Dubai, mas na Europa, a França já demonstrou interesse nesta tecnologia. O plano é ter os radares multifunções em funcionamento já em 2018.

Fonte: AP