Sistema ABS (sistema de travagem anti-bloqueio eletrónico) estreou-se em 1978 nos automóveis e é hoje um equipamento de segurança obrigatório crucial.
A sua ação evita que as rodas bloqueiem numa travagem de emergência, potenciando distâncias de travagem mais curtas e a possibilidade de manter a direcionalidade do veículo.
Mas será que conseguimos fazer melhor que o sistema ABS?
É o que o canal Driven Media vai tentar descobrir usando um Mazda MX-5 NC como carro de testes.
Primeiro teste foi com o sistema ABS ligado, efetuando três travagens a fundo a partir das 60 mph (96 km/h). Isto permitiu não só obter um valor médio para a distância de travagem de referência (34,73 m), como confirmou a consistência da ação do ABS, com o melhor e pior resultado a distarem menos de um metro.
Desligado o ABS, foi a vez dos humanos tentarem batê-lo. Primeiro com um condutor dito «normal» e de seguida com um piloto profissional, neste caso Scott Mansell.
O resultado? Algo previsível, mesmo com Mansell aos comandos — foi melhor que o condutor «normal» — não conseguiu igualar a distância de travagem do ABS, nem a consistência de resultados após várias tentativas.