Responsabilidade Social
O Projeto Só Esperança, criado e desenvolvido por Margarida Barroso, procura promover a solidariedade, a cidadania e o bem-estar em geral, incutindo em todos os colaboradores da Só Barroso o espírito de união e entreajuda como forma de cada um ter um papel mais útil e ativo na sociedade.

O Projeto Só Esperança desenvolve, ao longo do ano, diversas ações de sensibilização para as causas sociais e várias iniciativas de voluntariado, nomeadamente:
• Iniciativa de distribuição de cabazes de Natal a famílias carenciadas;
• Entrega de brinquedos a crianças na época natalícia;
• Jogo solidário na Gala de Natal da empresa, onde os fundos angariados revertem a favor de uma Instituição;
• Construção de casas para famílias carenciadas, em parceria com a Habitat for Humanity Portugal;
• Doação anual de sangue ao Banco de Sangue do Hospital de Braga;
• Recolha de donativos para a “Operação Nariz Vermelho”;
• Doação de géneros à Cruz Vermelha Portuguesa;
• Recolha contínua de tampas de plástico para angariação de uma cadeira de rodas para uma criança necessitada;
• Recolha de roupa para Instituições;
• Recolha de cartão para converter em alimentos para o Banco Alimentar;
• Apoio à Junta de Freguesia de Cabeceiras de Basto, terra natal dos sócios-gerentes (ex: oferta de carrinha de nove lugares para o lar de idosos);
• Incentivos para práticas desportivas/estilo de vida saudável através da organização de eventos e do apoio a atletas de alta competição;
• Incentivos no âmbito do desporto infantojuvenil;
• Apoio financeiro a várias Organizações de cariz social.

A Só Barroso, com o Projeto Só Esperança, é premiada desde 2017 com uma Menção Honrosa na categoria de voluntariado pela APEE. Esta distinção vem reconhecer a dedicação e o empenho da Só Barroso e dos seus colaboradores, bem como as boas práticas sociais exercidas pela empresa, evidenciando o seu papel ativo na envolvente económica e social e a sua contribuição para uma sociedade mais justa.
INSTITUIÇÕES SOCIAIS QUE APOIAMOS
Cruz Vermelha Portuguesa
A CVP foi criada, em fevereiro de 1865, pelo médico militar José António Marques. É uma instituição humanitária de utilidade pública destinada a defender a paz, garantir o respeito pela dignidade da pessoa humana, menorizar os efeitos da guerra e a promover a vida e a saúde.
O Projeto Só Esperança ajuda a CVP com vestuário e géneros alimentícios para que sejam distribuídos pelos sem-abrigo.
Operação Nariz Vermelho
A Operação Nariz Vermelho surgiu em 2002 e tem como propósito assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. A sua missão é levar sorrisos a todas as crianças hospitalizadas e desdramatizar os procedimentos hospitalares.
O Projeto Só Esperança meteu o nariz nesta e por esta causa e comercializou merchandising da Organização, revertendo na íntegra para a Instituição anteriormente mencionada.
Banco Alimentar
A Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares desenvolveu a campanha "Papel por Alimentos", que consiste numa ação com contornos ambientais e de solidariedade: todo o papel recolhido é convertido em produtos alimentares a distribuir pelos mais carenciados. As empresas certificadas de recolha e tratamento de resíduos doam aos Bancos Alimentares Contra a Fome produtos alimentares básicos em troca do papel recolhido.
O Projeto Só Esperança apoia esta causa mensalmente com cartão e ajuda, desta forma, pessoas carenciadas e o planeta, com a reutilização e recuperação de materiais aparentemente sem valor.
Habitat for Humanity
A Habitat for Humanity Portugal - Associação Humanitária Habitat foi criada, em maio de 1996, por José Cruz Pinto, que se inspirou no trabalho desenvolvido pela Habitat for Humanity International (HFHI). A principal área de atuação da Habitat Portugal é a construção ou reconstrução de casas para famílias carenciadas, bem como a sensibilização da população para esta problemática.
O Projeto Só Esperança meteu mãos à obra e reuniu um grupo de voluntários Só Barroso, que ajudaram a reconstruir uma casa para uma família carenciada.
Fundação do Gil
A Fundação do Gil é uma instituição sem fins lucrativos e de superior Interesse Público, que se promove o bem-estar clínico, social e emocional das crianças em risco social e/ou clínico perspetivando a sua reintegração social em ambiente familiar com autonomia.
O Projeto Só Esperança abraçou esta causa e ofereceu várias manutenções à viatura de transporte de doentes da Instituição, zelando pelo bem-estar e segurança das crianças.
Ajuda de Berço
A Ajuda de Berço foi criada por 18 fundadores em 1998 e cuida de, aproximadamente, 40 bebés. Trabalham todos os dias para proporcionar um presente digno e feliz a crianças dos 0 aos 3 anos que esperam por um futuro numa família de adoção, o regresso à sua família biológica ou outro colo onde encontrem a proteção que merecem e precisam.
O Projeto Só Esperança abriu o coração a estas crianças e ajudou através de donativo a esta nobre Instituição.
Legião da Boa Vontade - Portugal
A LBV foi fundada, em janeiro de 1950, pelo radialista e poeta Alziro Zarur, no Brasil, mas está presente em Portugal desde 1989. É uma Instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover a educação e cultura com espiritualidade ecuménica, para que haja consciência socioambiental, alimentação, segurança, saúde e trabalho para todos.
O Projeto Só Esperança reconhece o nobre trabalho desta Instituição e contribui com donativos para a mesma.
Associação Humanitária Ações Unidas
A Associação Humanitária Ações Unidas, fundada em fevereiro de 2008, tem um plano de ação dirigido às crianças abandonadas, ou em risco, e idosos carenciados em geral, fazendo, mensalmente, a distribuição de alimentos e vestuário. Angariam, também, alimentos, em campanhas desenvolvidas por Hipermercados, para distribuição e para a Cantina Social (projeto criado pela Instituição cujo principal objetivo é auxiliar sem-abrigo, famílias carenciadas e idosos em geral com refeições diárias, nomeadamente almoço e jantar).
O Projeto Só Esperança alimenta esta causa, através de donativos.
Samaritanos - Missão de Caridade
A Samaritanos - Missão de Caridade é uma IPSS que desenvolve várias atividades no sentido de minimizar a pobreza e a exclusão social em Portugal.
O Projeto Só Esperança apoia esta missão e ajuda com donativos a mesma.
APAC - Associação Para Apoio à Cegueira
A APAC é uma associação particular de solidariedade social e tem como grande missão melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas portadoras de necessidades especiais residentes em Portugal. O seu grande desafio é criar todas as condições facilitadoras de uma melhor inclusão, das quais se destacam bens de primeira necessidade, acesso à cultura e às novas tecnologias e apoio ao emprego.
O Projeto Só Esperança ajuda neste desafio, acarinhando financeiramente a Instituição.
APAMS - Associação Portuguesa de Apoio à Mãe Solteira
A APAMS é uma associação de solidariedade social, com atuação nacional, que se propõe a ajudar mães, crianças e desfavorecidos em geral com medicamentos, vestuário, alimentação, educação, formação profissional e reintegração na vida social e profissional ou mesmo financeiramente, se justificável.
O Projeto Só Esperança mima este propósito através de donativos.
ANCAP - Associação Nacional de Combate à Pobreza
A Associação Nacional de Combate à Pobreza é uma IPSS que tem um plano de ação dirigido às crianças e idosos desamparados, distribuindo mensalmente cabazes com alimentos, vestuário, produtos de higiene e material ortopédico para pessoas inadaptadas por famílias carenciadas. Dão, também, apoio domiciliário a idosos e acamados (providenciando almoço e jantar) e fornecem diariamente, na Cantina Social, 100 refeições completas e gratuitas a sem-abrigos e outros carenciados.
O Projeto Só Esperança alimenta esta causa, ajudando-a com donativos.
INSTITUIÇÕES DESPORTIVAS QUE APOIAMOS
SC Braga/AAUM
A Só Barroso, no âmbito do Projeto Só Esperança, é patrocinadora oficial do SC Braga/AAUM, uma parceria vencedora já há muito pretendida.
O Projeto Só Esperança apoia e incentiva as boas práticas desportivas e acredita no trabalho sério e exemplar desenvolvido pelo Sporting Clube de Braga, o clube da cidade.
Contacto Futebol Clube
A Só Barroso, no âmbito do Projeto Só Esperança, é patrocinadora oficial do Contacto FC, clube de Cabeceiras de Basto.
O Projeto Só Esperança reconhece a importância de incentivar e apoiar a prática regular de desporto e reconhece, também, o trabalho meritório do Contacto FC, clube da terra natal de Américo e Paulo Barroso.
ATLETAS QUE APOIAMOS
António Salgado
António Salgado é um triatleta amador que participa em provas de alta competição por todo o mundo. O seu maior desafio desportivo é a prova Ironman, que já superou várias vezes, onde testa os seus limites com 3.8kms de natação, 180kms de bicicleta e 42kms de corrida.
A Só Barroso, no âmbito do Projeto Só Esperança, patrocina este atleta e aplaude orgulhosamente o seu empenho e dedicação diários.
Embaixadores Só Barroso
A Só Barroso, no âmbito do Projeto Só Esperança, valoriza a temática “saúde e bem-estar” e preocupa-se, cada vez mais, com este assunto. Nesse sentido, oferece ginásio aos seus colaboradores e criou equipamentos próprios para os amantes do lema “corpo são, mente sã”.
A família desportiva da Só Barroso é composta por homens e mulheres, de todas as idades, com todo o tipo de profissões e estilos de vida e de diversas zonas do país.
O Projeto Só Esperança apoia, fervorosamente, as boas práticas desportivas e incentiva todas as faixas etárias a levarem um estilo de vida mais saudável.
Newsletter