Seat Leon: Visão Geral

O Leon é um dos modelos mais populares da fabricante de automóveis espanhola Seat, cuja inspiração nasceu do Volkswagen Golf.

O modelo que mais concorrência faz ao Seat Leon é, portanto, o Volkswagen Golf, no entanto, modelos como o Ford Focus, Opel Astra, Skoda Octavia e o Audi A3 são também bastante competitivos nesta gama.

Apesar de a Seat estar bastante presente no momento, foi graças a este modelo que a marca “renasceu” em 2012 depois de uma crise. Como referido em cima este modelo foi inspirado no Golf, uma vez que este era o modelo de maiores vendas de carros do tipo utilitário e, como tal, a Seat apostou no Leon tentando uma alternativa mais económica e com um estilo um pouco diferente, contudo mantendo a mesma segurança, conforto e equipamento.

Como muitos outros modelos, o Seat Leon teve uma restyling em 2017 que melhorou alguns aspectos.

Visual

O seu visual tornou-se no geral mais moderno, oferecendo uma figura mais contemporânea e icónica.

As suas linhas foram cuidadosamente pensadas para oferecer um visual diferente de outros modelos utilitários, tendo os seus para-choques dianteiros e traseiros bem mais robustos que oferecem um carater mais distinto.

Os seus faróis também tiveram uma alteração e passaram agora a ser Full LED, conciliando o seu design com a última tecnologia que vem oferecer mais segurança e melhor experiência de condução noturna.

O seu interior foi também redesenhado tendo no geral aumentado a qualidade dos materiais, mas principalmente dos seus estofos. O seu tablier é completamente novo e a sua consola central é agora em LED.

Este novo interior foi também pensado para diminuir as distrações permitindo que o condutor tenha fácil acesso a todas as funcionalidades do carro e ao mesmo tempo mantendo toda a ergonomia.

Em termos de espaço, o novo Seat Leon teve também um aumento em relação à sua versão anterior permitindo uma maior versatilidade e maior conforto para os passageiros nos bancos de trás, mesmo que viaje com uma cadeirinha para bebes a bordo.

Tecnologia

Em termos de tecnologia, o novo Seat Leon possui agora a informação muito mais centralizada no quadro de instrumentos central. Com um novo ecrã LCD topo de gama, para além de apresentar todas as funções do computador de bordo, agora apresenta também outras funções como por exemplo o sistema de navegação para que se mantenha muito mais focado na condução que nunca.

Com este novo sistema já não necessita de se estar constantemente a virar para o ecrã de consola central do automóvel e agora é possível fazer desaparecer o mostrador de velocidade e rpm (rotações por minuto) de forma a obter um melhor aproveitamento de todo o painel, passando a ter estes indicadores em forma numérica nos cantos inferiores.

O Seat Leon incorpora agora também camara de estacionamento, que aliado aos sensores e sistema visual de estacionamento torna bastante mais fácil a manobra de estacionamento em qualquer contexto.

Este novo upgrade ao modelo traz agora o Sistema Kessy responsável por destrancar as portas do Leon sem que seja necessário levantar um dedo, basta aproximar-se do veículo com as chaves no bolso ou na carteira.

Podemos também encontrar um novo sistema de perfil de condução Seat, que é nada mais que um seletor de condução para que possa ajustar a sua condução às circunstâncias contendo os modos: Eco, Comfort, Normal, Sport e Individual.

Segurança

Para este novo modelo do Leon a Seat apostou em alguns novos sistemas de segurança que o irão deixar muito mais tranquilo durante toda a sua experiência de condução.

O Sistema de Assistência em Transito calcula automaticamente a distância a que se encontra dos carros da frente e controla com segurança quer a aceleração, quer o abrandamento do automóvel.

Outro sistema muito importante a nível de segurança é o Sistema de Proteção de Peões em que o novo Seat Leon sente se existem pessoas a passar em frente à viatura e lança um alerta quer visual, quer sonoro de que se encontram peões a passar que, se ignorados trava automaticamente em segurança.

Outro sistema que embora não sendo tão reativo é também de realçar. O sistema de Deteção de Fadiga do Leon envia um alerta sugerindo que descanse um pouco e depois siga então a sua viagem para minimizar quaisquer riscos de distrações.

O novo Leon vem agora também com Cruise Control Adaptativo que, como o nome indica, se vai adaptando ao transito à medida da viagem e acelera e desacelera automaticamente, ao invés de manter sempre a mesma velocidade.

Em termos de assistência à condução o novo Leon tem ainda alguns sistemas que permitem melhorar a sua experiência, aumentando a segurança. O Assistente de Faixa de Rodagem auxilia-o de forma a manter-se na trajetória correta da sua faixa e caso sinta que está a afastar-se para outra lança um alerta.

O Assistente de Máximos controla o transito e vai ligando e desligando os máximos automaticamente à medida que seja necessário.

Por fim, temos ainda o Reconhecimento de Sinais de Transito que está sincronizado com uma camara frontal do novo Seat Leon e que vai alertando e mostrando os diversos sinais de transito no painel de instrumentos central à medida que vai viajando para que não lhe escape nada.

Versões

Seat Leon Reference

Seat Leon Style

Seat Leon Xcellence

Seat Leon FR

Seat Leon Cupra

Todas as versões à exceção do Seat Leon Cupra, que só disponibiliza motor a gasolina, têm motores disponíveis quer em gasóleo, quer em gasolina.

A versão mais acessível será o Seat Leon Reference 1.0 Eco TSI 115cv Ecomotive, com motor a gasolina, caixa de 6 velocidades e consumos mistos de 4.4l/100Km e consumos urbanos de 5.4l/100Km.

A versão mais cara será o Seat Leon Cupra 2.0 TSI 300cv DSG Start/Stop, também com motor a gasolina, caixa automática e consumos mistos de 6.7l/100Km atingindo consumos urbanos de 8.8l/100Km.

A versão mais popular em Portugal é o Seat Leon Style 1.6 TDI 115cv, com motor a gasóleo, caixa de 5 velocidades e apresenta consumos mistos de 4.0l/100Km e consumos urbanos de 4.6l/100Km. Esta versão encontra-se também disponível em caixa automática.

Imposto Único de Circulação
Relativamente ao IUC, para esta última versão, uma vez sendo um carro com emissões abaixo de 120g/Km e a cilindrada de 1600cm, o valor será de 145.05€.

Relativamente a preços dos automóveis usados que temos em stock pode consultar aqui as várias versões existentes do Seat Leon.

Conheça aqui todos os nossos usados Seat Leon em stock

Newsletter

Logo Footer