São três os pilares de avaliação para formar esta lista: desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; papel da marca no processo de decisão de compra e força da marca visando salvaguardar as receitas futuras da empresa.
São ainda tidos em conta outros 10 fatores no processo de avaliação, divididos em três grupos. Liderança, Envolvimento e Relevância. No primeiro, Liderança, temos os fatores direção, empatia, alinhamento e agilidade; no segundo, Envolvimento, temos distinção, participação e coerência; e no terceiro, Relevância, temos os fatores presença, afinidade e confiança.
A primeira marca automóvel entre as 100 marcas mais valiosas é, novamente, a Toyota, que surge na 6.ª posição à geral, um lugar acima do alcançado nos últimos três anos. No segundo lugar do pódio a Mercedes-Benz mantém a posição dos últimos dois anos, mas no terceiro lugar há uma novidade: a Tesla ultrapassou a BMW.
Esta subida da Tesla confirma a trajetória ascendente da marca de Elon Musk no ranking elaborado pela Interbrand. Em 2020 estreou-se neste Top 100 das marcas mais valiosas, atingindo a 40.ª posição à geral; em 2021 subiu até à 14.ª posição à geral, sendo a 4.ª marca automóvel mais valiosa e no ranking deste ano, é a 12.ª marca à geral e a 3.ª marca automóvel mais valiosa.