Aquaplanagem - O que é e como evitar?

A aquaplanagem é um dos perigos que pode encontrar quando circula em tempo de chuva. Este fenómeno ocorre quando existe uma grande quantidade de água na superfície de algum troço de estrada, os denominados "lençóis de água”, que se formam e tornam a circulação mais lenta do que o habitual.

A camada fina de água pode fazer com que o pneu perca o contacto com o solo e a consequente perda de atrito entre as superfícies faz com que o condutor não consiga travar ou até mesmo controlar a direção do veículo. Muitos condutores não sabem como reagir e evitar este fenómeno.

O que fazer numa situação de Aquaplanagem?

        1. Retire o pé do acelerador: Assim que entre em aquaplanagem deve retirar o pé do acelerador de forma a que o veículo perca velocidade.
        2. Segure firmemente o volante: O próximo passo, e talvez o mais importante, é segurar o volante com firmeza para que não perder o controlo total do veículo.
        3. Trave cuidadosamente: Nunca deve travar a fundo, mas sim de forma gradual até sentir que está a recuperar o controlo do veículo.
 

Procura um usado sem surpresas? Encontre ainda hoje o seu na Só Barroso.


Como evitar a Aquaplanagem em períodos de chuva mais forte?

  • Pressão dos pneus: É muito importante ter a pressão dos pneus ajustada porque tanto uma pressão a mais como a menos pode aumentar o risco de aquaplanagem.
  • Desgaste dos pneus: Um veículo com pneus mais desgastados apresenta maior dificuldade em drenar a água em excesso, por isso opte sempre por verificar o estado dos pneus da viatura.
  • Travagens Bruscas: Deve evitar realizar travagens bruscas e reduzir a velocidade de forma progressiva, diminuindo a probabilidade de aquaplanagem.
  • Condições da estrada: Uma estrada lisa é mais propícia ao fenómeno da aquaplanagem do que uma superfície com textura. A água tende a acumular-se nas laterais da via, por isso procure conduzir mais próximo do centro.

  • Quantidade e composição da água: Quanto maior for a quantidade de água presente nas estradas maior a probabilidade de ocorrência do fenómeno aquaplanagem. Ainda assim, a presença de óleo, sujidade ou sal pode aumentar ainda mais esse risco.
  • Adaptar o estilo de condução: Em período de chuvas fortes deve adaptar o seu estilo de condução às condições climatéricas e circular com uma velocidade mais moderada.
  • Distância de segurança: Com os dias de chuva deve manter uma distância de segurança maior para o veículo da frente.
  • Cruise control: Com o piso mais escorregadio deve desligar o cruise control para conseguir ter um maior controlo na eventualidade de surgir algum imprevisto. Os sistemas de controlo de estabilidade eletrónicos apenas funcionam quando o veículo está em contacto com a estrada, entrando em ação apenas após recuperar a tração, por isso é importante que o desligue quando se encontra sob este fenómeno.
     

Conduza com especial atenção nos dias de chuva, pois os perigos são maiores e o risco de acidente aumenta.

 

Outros artigos:

 

Newsletter

Logo Footer