5 mitos sobre o ar condicionado

Mesmo que não seja grande adepto da utilização do ar condicionado, este é uma mais valia e ajuda a combater o frio quando os termómetros descem drasticamente ou, pelo contrário, quando são registadas temperaturas bastante elevadas para contrariar o calor que se instala dentro do veículo.

No entanto, com o passar dos anos e com as melhorias da ciência, as mudanças que iam sendo feitas na climatização automóvel eram cada vez mais avançadas, o que fez com que fossem institucionalizadas algumas verdades que não passam hoje de mitos.

5 mitos sobre o ar condicionado

A existência de mitos pode comprometer a utilização do ar condicionado por parte dos condutores, uma vez que estes podem pensar que algo constitui uma verdade quando na realidade não passa apenas de um mito. Por isso, fique a conhecer os 5 mitos sobre o ar condicionado.

1. O gás do ar condicionado gasta-se

Este é um dos mitos mais populares quando falamos de ar condicionado e prova disso é a expressão que muita gente utiliza "o ar condicionado já não refrigera como antes, deve estar a acabar o gás". Isto é um mito porque isso não acontece a não ser que haja uma fuga e, na grande maioria das vezes, o fluído de refrigeração não tem um prazo ou limite de utilização.
O gás do ar condicionado não acaba, apenas passa por repetidas transformações físicas dentro do sistema, e caso o gás de refrigeração falhe isso deve-se a uma rotura das condutas ou a uma avaria na estrutura de refrigeração. Geralmente o fluído de refrigeração dura muito tempo e, quase sempre, tem o mesmo tempo de vida do próprio veículo.

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2. O ar condicionado não gasta combustível

Contrariamente ao que se pensa o ar condicionado gasta combustível e não é pouco em certos veículos. Se estivermos a falar de um automóvel antigo o peso da utilização do ar condicionado no combustível é muito elevado, podendo levar a um aumento na ordem dos 20%. Já os automóveis mais recentes registam consumos mais baixos cerca de 10% a mais no valor do combustível.
Em zonas urbanas a utilização do ar condicionado faz com que o consumo de combustível possa vir a registar valores bastante elevados, não deixando de gastar mais os automóveis antigos que os mais recentes. Ainda assim, o consumo de combustível, durante a utilização do ar condicionado, aumenta mais com a abertura das janelas do veículo, por isso quando utiliza o ar condicionado opte por fechar as janelas do carro.

3. O óleo do ar condicionado deve ser mudado

Este é mais um mito a que se deve ter bastante atenção porque ao contrário do que se passa no motor, no sistema de refrigeração do automóvel a circulação do lubrificante faz-se de forma hermética. Isto significa que não se deve mexer em nada, pois só se deve trocar o óleo em caso de fuga de gás, o que leva igualmente a uma fuga de óleo.

4. A velocidade do ar altera a temperatura

Se for aumentada a rotação das ventoinhas, que faz acelerar a velocidade de circulação do ar, a temperatura não é influenciada, ou seja, o aumento da velocidade do ar apenas faz com que a temperatura desejada seja alcançada de forma mais rápida.

5. O ar condicionado não deve ser ligado com o carro em movimento

Este é um mito ao qual não existe nenhuma recomendação nesse sentido. O termostato liga-se e desliga-se de forma regular e sistemática de acordo com a temperatura no interior do carro e o compressor é ligado ao motor através de uma correia. Assim, ligar o ar condicionado quando o carro se encontra em movimento não interfere em nada com o desempenho de velocidade do veículo.

Recomendações na utilização do ar condicionado

Existem ainda alguns conselhos que deve seguir e que podem, efetivamente, ajudar a preservar a vida do seu veículo de modo a utilizar de forma correta o ar condicionado.

  • Um dos principais conselhos a seguir é ligar o ar condicionado durante alguns minutos pelo menos uma vez por semana e criar uma pequena rotina nesse sentido porque a ausência de lubrificação em algumas peças pode originar fugas. Assim, ao ligar o ar condicionado o gás e o óleo circulam e o sistema e as tubagens mantêm-se lubrificadas.
  • Nos dias muito quentes, antes de colocar o ar condicionado em funcionamento, deve manter os vidros abertos nos primeiros instantes para que o ar quente possa sair e a temperatura descer mais rapidamente.
  • Quando circula em viagem uma forma de reduzir a humidade na tubagem e poupar no consumo de combustível é desligar o ar condicionado assim que estiver a chegar ao seu destino.
  • A higienização profissional do ar condicionado deve ser algo que deve realizar de dez em dez mil quilómetros e é bastante importante para garantir conforto térmico, evitar a acumulação de sujidade e diminuir os gastos e despesas com assistência técnica e manutenção.

Agora que já sabe como potencializar a utilização do ar condicionado do seu veículo utilize-o porque estes dias de inverno pedem um calor extra.

 

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