O que são as rotações por minuto (RPM)?

Ao longo dos anos, a evolução tecnológica dos painéis de instrumentos dos automóveis tem sofrido diversas alterações e uma vez que estão cada vez mais completos conseguem fornecer melhores informações sobre o estado e funcionamento dos veículos, sendo por isso o conta-rotações um dispositivo fundamental para uma utilização correta do automóvel.

O que são as rotações por minuto (RPM)?

Normalmente, para máquinas rotativas de qualquer natureza - elétrica, hidráulica, mecânica, térmica, entre outras -, geradoras ou motoras, quando se fala em rotações por minuto estas referem-se à velocidade angular do eixo principal da máquina, de entrada se for geradora ou de saída no caso de ser motora.

No caso concreto dos automóveis as rotações por minuto (RPM) representam as voltas que o motor do carro dá num minuto e quanto mais voltas der maiores serão as RPM e, consequentemente, maior será a potência. As mudanças da caixa de velocidades permitem regular a exigência à qual se submete o motor do veículo e à medida que se for aumentando a velocidade as RPM diminuem porque são necessárias menos RPM para que o carro se mova.

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A importância do conta-rotações

O conta-rotações, como é fácil de compreender, mede as RPM e num motor a trabalhar normalmente o ponteiro sobe e desce constantemente completando ciclos, sendo que esse movimento é contabilizado, resultando daí o número de rotações por minuto. O condutor através do conta-rotações consegue conhecer melhor o seu automóvel e a melhor forma de diminuir os consumos, algo bastante importante, uma vez que neste momento os combustíveis apresentam preços muito elevados.

Assim, conseguimos perceber que o conta-rotações é um auxiliar na condução, pois ajuda o condutor a pressionar o pedal do acelerador de forma mais controlada, consoante a sua intenção seja conduzir de forma mais eficiente e poupada ou realizando uma condução mais rápida e, consequentemente, com mais gastos. Para além disso, o conta-rotações auxilia os condutores a controlar a troca de mudanças no caso de se tratar de um automóvel com caixa manual, ou ainda com caixa automática, desde que esteja dotada de modo de gestão de velocidades 100% manual.

No que diz respeito à troca de mudanças é necessário saber que o conta-rotações apresenta-se na grande maioria das vezes sob a forma de um grafismo circular, numerado de 1 a 8, podendo este último valor ser superior dependendo da potência do motor e com uma inscrição x1000 que significa que a rotação está no número indicado multiplicando por 1000. Em apenas algumas viaturas o ponteiro do conta-rotações aparece com cores e, nesses casos, se a cor apresentada for verde significa que a rotação está a ser a correta, se estiver no amarelo quer dizer que a aceleração está fora do ideal enquanto que se estiver vermelho significa que a rotação está completamente errada, podendo acabar por comprometer a saúde do motor.



 

Qual a rotação recomendada?

Para saber qual a melhor rotação a utilizar o recomendado é consultar o manual de instruções da viatura de modo a conhecer melhor as rotações por minuto do motor. No entanto, é sempre aconselhado trocar de mudança assim que se atinjam as quatro e cinco mil rotações, de modo a não esforçar o motor.

Circular com mudanças inadequadas pode também, ao contrário do que muitos pensam, forçar o motor e aumentar o consumo de combustíveis. Por exemplo, se a 5ª estiver engrenada e circularmos a 40 km/h por hora, vamos sentir que algo está errado no funcionamento do motor, mas por outro lado se acelerar muito em mudanças baixas, sobretudo em 1ª e 2ª, também força o motor em demasia.

Uma outra forma de perceber quando deve alternar de mudança, para além das rotações, é ouvir o barulho do funcionamento do motor, pois segundo alguns especialistas em mecânica o melhor condutor é aquele que se guia pela ouvido.

 

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