Saiba quais são as 10 últimas inovações em tecnologia automóvel

A tecnologia e a indústria automóvel são inseparáveis e é através da inovação que conseguimos encontrar estradas mais seguras, gastar menos combustível, reduzindo assim o impacto ambiental. A componente digital começa também a ter um peso considerável nos critérios de avaliação e preocupação dos condutores aquando da aquisição de uma nova viatura.

10 últimas inovações em tecnologia automóvel

No decorrer dos últimos anos muitos têm sido os avanços tecnológicos feitos pela indústria automóvel, por isso fique a conhecer as 10 últimas inovações.

1. Condução autónoma

Os sistemas de apoio à condução vão inovando e evoluindo cada vez mais para sistemas de condução autónoma, que através de uma tecnologia sofisticada têm a capacidade de identificar a via, a sinalização, os veículos em movimento, os peões e os obstáculos. A condução autónoma está classificada em diferentes níveis consoante o nível de autonomia, sendo o nível 0 sem condução autónoma, o nível 1 assistência ao condutor, nível 2 automatização parcial, nível 3 automatização condicional, nível 4 alta automatização e nível 5 automatização total.

O objetivo da condução autónoma é reduzir a intervenção do condutor na condução da viatura, libertando-o para outras tarefas enquanto viaja e aumentar os níveis de segurança rodoviária. Os modelos da marca Tesla são um grande exemplo da utilização do sistema de piloto automático.

2. Sistema de assistência de estacionamento

Esta inovação na indústria automóvel já se encontra presente em inúmeros veículos e a tendência é que nos próximos anos continue a aumentar e a capacitar cada vez mais automóveis. Este auxiliar permite ajudar os condutores com dificuldades em estacionar, uma vez que facilita as manobras de estacionamento em espaços reduzidos, existindo assim uma maior segurança ao estacionar e manobrar e, consequentemente, há uma maior poupança de tempo.

O sistema de assistência ao estacionamento utiliza tecnologias de radar, câmaras e sensores localizados no próprio veículo para procurar espaços onde o carro caiba e este sistema pode ser ligeiramente diferente consoante os modelos, mas a grande maioria deixa o controlo do travão e do acelerador a cargo do condutor enquanto atua sobre a direção e faz medições de distâncias.

Procura um usado sem surpresas? Encontre ainda hoje o seu na Só Barroso.

3. Apps a bordo

Alguns fabricantes de automóveis estão a colocar aplicações nos veículos e já são vários os modelos que apresentam os sistemas de Apple CarPlay e Android Auto integrado que permitem a sincronização ao telemóvel. É cada vez maior o número de viaturas em que está presente este sistema, uma vez que permite valorizar o carro e torná-lo mais autónomo, eficiente e seguro.

A Land Rover encontra-se a par da inovação tecnológica com a solução InControl Remote que permite trancar e destrancar o carro a partir de uma app ou de um smartwatch, sendo que para além disso desenvolveu a Activity Key, uma chave que evita que o condutor perca as chaves.

4. Projeção de informações no para-brisas

A tecnologia Head-Up Display (HUD) é um sistema que projeta uma imagem virtual com informações essenciais ao condutor relativas à condução como velocidade atual, dados do GPS, entre outros, diretamente no para-brisa do veículo. Esta inovação tem um grande benefício porque faz com que o condutor não desvie tanto o seu olhar da estrada, tornando as viagens muito mais seguras e interativas.

5. Faróis de LED adaptativos

Os faróis de LED adaptativos são uma caraterística cada vez mais comum nos novos modelos de automóveis, oferecendo uma iluminação mais brilhante, eficiente e melhor distribuída, de forma homogénea. Assim, a condução noturna torna-se mais segura, uma vez que a projeção da luz está alinhada com a direção e é mais fácil seguir as curvas da estrada, o que faz com que o condutor tenha uma melhor visibilidade e exista um aumento de segurança rodoviária.

6. Monitorização do comportamento ao volante

A monitorização do comportamento do condutor ao volante é algo a ter em atenção ao longo dos próximos tempos, visto que as companhias de seguro pretendem oferecer uma redução no preço a pagar pelas apólices para aqueles que concordarem com a monitorização completa do seu comportamento ao volante. Alguns governos assim como as seguradoras pretendem taxar as pessoas com base na forma como conduzem e durante quantos quilómetros.

7. Capacidades todo-o-terreno

A tecnologia específica para todo-o-terreno permite que o veículo seja capaz de detetar o tipo de piso e ajustar a suspensão e o modo de tração em função disso. Para além disso, consoante as condições das estradas a tecnologia altera também a velocidade de forma a manter a aderência do veículo fora de estrada.

8. Acesso biométrico

O acesso biométrico constitui uma inovação e um grande avanço na indústria automóvel no que diz respeito ao acesso do veículo sem ser necessária a utilização de uma chaves. Assim, como é utilizado o acesso biométrico para desbloquear ecrãs de telemóveis e aceder a edifícios, entre outros, esta mesma tecnologia será utilizada para destrancar as portas e ligar o motor de um veículo.

9. Monitorização do estado de saúde

No que diz respeito à monitorização do estado de saúde do condutor, a indústria automóvel tem inovado e procura colocar sensores no cinto de segurança ou no volante para que possa ser possível medir as estatísticas vitais do condutor. Esta tecnologia pode ser complementada com o emparelhamento aos dispositivos móveis , sendo que já não deve faltar muito para que o carro encoste sozinho e efetue uma chamada para o 112 quando necessário.

10. Marketing a bordo

Visto que grande parte dos novos veículos dispõe de ligação à Internet é muito provável que com base no comportamento do condutor o marketing seja personalizado, recebendo assim cada utilizador anúncios personalizados baseados na localização.

 

Outros artigos:

 

 

 

Newsletter

Logo Footer