Ford Focus: Visão Geral

Visão Geral
O Focus é um dos modelos com maior volume de vendas do fabricante de automóveis americano Ford.
A sua primeira geração nasceu em 1998, de forma a suceder o modelo Escort e competir com outros modelos da mesma categoria como o Volkswagen Golf ou o Opel Astra e encontra-se atualmente na sua quarta geração, lançada em abril deste ano.

O Ford Focus apresenta versões tanto em carro, como em carrinha e motorizações quer a diesel, quer a gasolina. Quanto à caixa de velocidades, este modelo tem também disponíveis versões manuais e automáticas.

A versão deste modelo que apresenta o preço mais acessível é o Ford Focus 1.0 Ecoboost Business, com caixa manual de 6 velocidades e motorização a gasolina com 100cv.

No que diz respeito à versão mais cara deste modelo, é o Ford Focus 2.0 TDCI EcoBlue Vignale, com caixa de velocidades automática e motorização a diesel com 150cv.

Uma das versões mais populares em Portugal, é o Ford Focus 1.5 TDCI EcoBlue Titanium, com caixa manual de 6 velocidades e motorização a diesel com 120cv.

Design

O novo Ford Focus, apesar de ter mantido o seu visual desportivo, ganhou um aspeto mais robusto. A sua grelha dianteira tem um novo design e agora os seus faróis traseiros possuem óticas em LED. A sua versão em carrinhas também ganhou um novo visula, mais desportivo comparativamente à sua geração anterior.

Uma das suas principais mudanças encontra-se no volume da bagageira, passando a versão de 5 portas a oferecer uma capacidade de 477L que, com os seus bancos traseiros rebatidos pode alcançar até 1354L. No que diz respeito à versão em carrinha, a bagageira vai de 776L, até 1653L com os bancos traseiros rebatidos.
Para além deste novo visual geral a todas as versões, cada uma destas têm estilos distintos correspondentes ao seu nível de equipamento, desde a versão Business mais básica, à versão ST Line mais desportiva e ainda às versões Titanium e Vignale mais sofisticadas.

No interior do seu habitáculo também são evidentes as transformações face à geração anterior. O seu visual encontra-se muito mais elegante e o seu conforto e ergonomia muito mais acentuados. Para além disto o novo Focus ganhou também muito mais funcionalidades, ao mesmo tempo que todos os comandos da consola central foram reduzidos ao mínimo essencial, controlando apenas a climatização do veículo, deixando tudo o resto acessível através do seu ecrã tátil de 8 polegadas.

Tecnologia e Segurança
O novo Ford Focus vem recheado de novas tecnologias que irão tornar a experiência de condução muito mais confortável e segura.

O sistema de estacionamento automático consegue identificar um lugar com a dimensão certa e orientar o veículo para o estacionar ou sair do lugar, assumindo o controlo da direção, do acelerador e dos travões, tudo com um toque num botão.

O alerta de tráfego cruzado com travagem ativa ajuda a sair em marcha-atrás de um lugar de estacionamento ao avisar da aproximação de trânsito de qualquer um dos lados, podendo acionar automaticamente os travões se o condutor não reagir.

O controlo de velocidade adaptativo com sistema Stop & Go e reconhecimento de sinais de velocidade mantém uma distância predefinida relativamente ao veículo em frente, ajusta a velocidade do seu automóvel até ao limite de velocidade em vigor e facilita a condução em trânsito lento ou de pára-arranca.

O limitador de velocidade inteligente lê os sinais de trânsito e utiliza os dados de navegação para definir automaticamente um limite de velocidade e regular a sua em conformidade.

O auxiliar de centragem na faixa funciona com o controlo de velocidade adaptativo para o ajudar a manter o seu automóvel dentro da faixa assinalada.

O Live Traffic fornece atualizações de trânsito regulares para o manter sempre em andamento.

O Head Up Display projeta as principais informações na sua linha de visão para que possa manter os olhos na estrada. A imagem transparente e luminosa pode apresentar a sua seleção de conteúdos, incluindo a velocidade do veículo, a navegação, notificações do controlo automático de velocidade e dados do Reconhecimento de sinais de trânsito.

A base de carregamento sem fios permite-lhe recarregar um dispositivo compatível sem necessidade do cabo de carregamento.

A câmara de visão traseira ampla apresenta uma visão de quase 180 graus atrás do automóvel para ajudar a estacionar ou sair em marcha-atrás de lugares com visibilidade limitada.

O sistema de faróis adaptativos ajusta os faróis conforme a sua velocidade e as diversas condições climatéricas e da estrada.

A luz conforme os sinais consegue reconhecer quando se aproxima de uma rotunda ou sinal de stop e adapta o feixe dos faróis à configuração da estrada.

A luz preditiva de curvas utiliza as marcações de faixa para detetar curvas na estrada e ilumina-as antes de as dobrar.

Os máximos anti encandeamento ajustam o ângulo dos faróis para a máxima iluminação, enquanto a câmara dianteira ajuda o sistema a proteger outros condutores contra o encandeamento.

O alerta do condutor monitoriza o seu comportamento de condução, podendo avisá-lo se achar que precisa de fazer uma pausa.

A assistência pré-colisão com deteção de peões monitoriza a sua proximidade de outros veículos e peões, mesmo no escuro, e pode alertá-lo para uma potencial colisão.

A direção assistida evasiva concebida para detetar uma guinada evasiva e ajudá-lo a contornar um obstáculo no seu caminho.

A existência de todos estes sistemas depende da versão escolhida.

Consumos
Numa visão geral aos consumos, a versão mais básica, Ford Focus 1.0 Ecoboost Business, apresenta consumos mistos de 4.8-4.9 L/100Km e consumos urbanos de 5.9-6 L/100Km. A versão mais cara, Ford Focus 2.0 TDCI EcoBlue Vignale, apresenta consumos mistos de 4.5-4.6 L/100Km e consumos urbanos de 5.7 L/100Km. No que diz respeito à versão Ford Focus 1.5 TDCI EcoBlue Titanium, apresenta consumos mistos de 3.7-3.9 L/100Km e consumos urbanos de 4.1-4.3 L/100Km.

IUC
No que diz respeito ao IUC, uma vez que todas as versões - à exceção das versões com caixa de velocidades automática e versões com cilindrada de 2000cc - apresentam emissões abaixo dos 120g/, o valor a pagar será de 145.05€.

Versões
Ford Focus Business
Ford Focus ST Line
Ford Focus Titanium
Ford Focus Vignale


Todas estas informações podem ser confirmadas no site oficial da Ford, quer serviu como base para este ensaio.
Conheça aqui em detalhe a ficha técnica e todos os detalhes oficiais do Ford Focus.

Relativamente a preços dos automóveis usados que temos em stock pode consultar as várias versões existentes em Ford Focus.

Outras notícias:

Newsletter

Logo Footer