Como Escolher e Comprar um Carro Usado Sem Surpresas

É normal existir algum receio na compra de automóveis usados mas existem dicas e fatores que ajudam a tornar todo o processo de escolha e aquisição de carros usados segura e sem surpresas.

Para isso é importante ter especial atenção a alguns aspetos, tais como, o livro de revisões completo, manutenções realizadas na marca, verificar os quilómetros, matrículas visíveis, garantia auto, entre outros - conheça já o nosso 'Compromisso de Qualidade'.

 

Como Escolher e Comprar Carro Usado

Livro de Revisões Completo

Por vezes é um pouco complicado conseguir obter todo o historial do automóvel em questão, pelo que deve garantir sempre que este tem o livro de revisões completo.

Se todas as revisões e manutenções constarem no livro de revisões então é muito mais fácil perceber se o historial que a viatura usada em que esta interessado é de facto real ou fictício.

Independentemente da oficina em que foi feita a revisão ou manutenção será sempre obrigatório que esta carimbe o livro de revisões posteriormente, pelo que se o livro de revisões estiver completo consegue sempre saber o que foi feito e onde foi feito e, assim sendo, se for necessário pedir alguma informação ou averiguar se de facto estas revisões não foram adulteradas basta contactar a oficina em questão.

Para além disto, consegue comprovar se todas as revisões e manutenções foram efetuadas nos prazos estipulados, o que oferece consequentemente boas indicações sobre o bom funcionamento da viatura.

O livro de revisões completo é um dos compromissos Só Barroso e se estiver interessado em alguma das nossas viaturas pode sempre solicitar e consultar o seu livro de revisões juntamente com todos os dados referentes ao histórico do automóvel.

 

Manutenções realizadas na marca

Quando estiver a analisar o livro de revisões do automóvel usado em que está interessado verifique se todos os carimbos que aí constam pertencem à marca ou a oficina autorizada.

O simples facto de as revisões e manutenções terem sido todas efetuadas na marca de origem do carro ou em oficina autorizada dá outra segurança relativamente ao bom estado e funcionamento da viatura.

Claro que há exceções, no entanto, se o carro tiver as revisões todas carimbadas pela marca então está também de acordo com os padrões da mesma. Já para não falar de que se pode também à partida excluir qualquer adulteração que possa ter sido feita no carro, como por exemplo a alteração da quilometragem original do automóvel.

Se estiver interessado em algum dos nossos veículos pode constatar ao analisar o livro de revisões do mesmo que todas as revisões e manutenções foram realizadas no fabricante ou em oficinas autorizadas.

 

Quilómetros garantidos

Outro aspeto importantíssimo e que normalmente está alinhado com um dos maiores receios de compradores de carros usados é a adulteração dos quilómetros.

Garanta sempre que a quilometragem anunciada é real. Isto por vezes pode ser um pouco complicado, mas se o carro em que está interessado tiver o livro de revisões completo já é um ótimo ponto de partida.

Se as revisões e as respetivas manutenções tiverem sido feitas todas nos tempos devidos então torna muito mais fácil perceber se a quilometragem é real ou não. Confira as datas em que estas foram realizadas e os quilómetros associados a cada uma delas e logo percebe se há algo que parece incoerente ou não.

Na Só Barroso todos os nossos automóveis têm a quilometragem garantida. Antes de efetuar a compra nós analisamos todo o histórico da viatura e comprovamos que os quilómetros não são adulterados, assim como a ausência de sinistros associados ao veículo.

 

Matrículas visíveis

Quando estiver à procura de um carro usado, seja num stand ou a um particular, garanta sempre que as matrículas do mesmo se encontram visíveis e que o ano e mês da viatura é compatível com o anunciado.

Se a matrícula não estiver visível o comprador não conseguirá comprovar se de facto a data de matrícula anunciada relativamente à viatura é ou não correspondente, assim como, correr a matrícula em plataformas que detetam sinistros ou outras ocorrências associadas à viatura.

Um dos compromissos Só Barroso é precisamente a visibilidade das matrículas. Todos os nossos automóveis anunciados, quer em plataformas online, quer em exposição encontram-se com as matrículas visíveis uma vez que a transparência é fundamental para nós.

 

Garantia Automóvel

A lei obriga a que todas as empresas tenham de comercializar qualquer automóvel usado uma garantia de pelo menos 18 meses.

Não se deixe enganar pelo vendedor se ele lhe fizer uma redução de preço ou se lhe der quaisquer outros tipos de benefícios se aceitar não levar garantia com o seu carro. Isto é um dos maiores indicadores de que se possa passar algo de errado com a viatura em que está interessado.

Na Só Barroso todos os automóveis são comercializados com garantia total, incluindo assistência em viagem, carro de substituição no caso de o tempo de reparação ser superior a 4h e um gestor de conta disponível durante 24 horas.

 

Viaturas Nacionais

Quando estiver a fazer a seleção dos carros em que se encontra interessado opte por um automóvel nacional, seja a diesel, gasolina ou elétrico.

Por vezes caímos na tentação de procurar por carros importados uma vez que o preço poderá ser apelativo ou porque pode encontrar versões para os mesmos modelos que não se encontram em Portugal, no entanto, é necessário ter alguma precaução quando se adquirem carros importados.

Não tendo estes carros registo em Portugal torna-se mais complicado aceder ao historial completo dos mesmos. Apenas a partir do momento em que o carro chega a Portugal, feito o registo e a viatura passa a possuir matrícula portuguesa é que se torna possível aceder ao seu historial em solo nacional.

Assim, se estiver interessado num carro importado, tem de tentar perceber se o carro já possui algum sinistro ou qualquer outra ocorrência que possa comprometer o bom estado e funcionamento da viatura no período em que este ainda se encontra no estrangeiro.

A adulteração da quilometragem do veículo é também um problema real que se torna difícil de comprovar.

Um outro aspeto que necessita da sua atenção é a corrosão apresentada por estas viaturas. Usando o exemplo da Alemanha e França, tendo estes países em muitas regiões uma grande intensidade de neve, é feito um uso recorrente ao sal para prevenir este problema.

Graças a isso, estes carros acabam por apresentar níveis de corrosão e desgaste bastante mais acentuados que podem comprometer a longevidade da sua viatura.

Por todos estes aspetos há ainda um último pormenor a mencionar acerca destas viaturas. No caso de um dia querer vender a viatura esta terá automaticamente um valor mais baixo pelo simples facto de ser importado.

Na Só Barroso todas as viaturas são de origem nacional e provenientes de uma gestora de frotas com apenas um registo automóvel, que esteve ao serviço de um colaborador de uma empresa.

 

Inspeção em dia

Confira sempre que o carro em que está interessado apresenta a inspeção em dia. Caso não apresente, este nem pode circular na estrada.

Já para não falar de que o facto de ter a inspeção em dia e esta ter sido aprovada sem qualquer problema é o melhor indicador de que a viatura se encontra em bom funcionamento para circular.

E, através da análise desta, tem acesso a mais um bom registo acerca da quilómetragem da viatura que deve ser relevante para garantir a não adulteração da mesma.

Na Só Barroso todas as viaturas encontram-se com a Inspeção Periódica Obrigatória em dia.

 

 

 

Conheça já todos os nossos automóveis usados em stock

 

Outras notícias:

Newsletter

Logo Footer