Só Barroso - Automóveis de qualidade

Vai comprar carro usado? Saiba como sem surpresas

Se vai comprar um carro usado é preciso tomar algumas precauções relativamente à viatura em que está interessado.

29 novembro 2018

É normal existir algum receio na compra de automóveis usados mas existem dicas e fatores que ajudam a tornar todo o processo de aquisição de carros usados segura e sem surpresas. Para isso é importante ter especial atenção a alguns aspetos, tais como, o livro de revisões completo, manutenções realizadas na marca, verificar os quilómetros, matrículas visíveis, garantia auto, entre outros - conheça já o nosso 'Compromisso de Qualidade'.

 

Livro de Revisões Completo

Por vezes é um pouco complicado conseguir obter todo o historial do automóvel em questão, pelo que deve garantir sempre que este tem o livro de revisões completo.

Se todas as revisões e manutenções constarem no livro de revisões então é muito mais fácil perceber se o historial que a viatura usada em que esta interessado é de facto real ou fictício.

Independentemente da oficina em que foi feita a revisão ou manutenção será sempre obrigatório que esta carimbe o livro de revisões posteriormente, pelo que se o livro de revisões estiver completo consegue sempre saber o que foi feito e onde foi feito e, assim sendo, se for necessário pedir alguma informação ou averiguar se de facto estas revisões não foram adulteradas basta contactar a oficina em questão.

Para além disto, consegue comprovar se todas as revisões e manutenções foram efetuadas nos prazos estipulados, o que oferece consequentemente boas indicações sobre o bom funcionamento da viatura.

O livro de revisões completo é um dos compromissos Só Barroso e se estiver interessado em alguma das nossas viaturas pode sempre solicitar e consultar o seu livro de revisões juntamente com todos os dados referentes ao histórico do automóvel.

 

Manutenções realizadas na marca

Quando estiver a analisar o livro de revisões do automóvel usado em que está interessado verifique se todos os carimbos que aí constam pertencem à marca ou a oficina autorizada.

O simples facto de as revisões e manutenções terem sido todas efetuadas na marca de origem do carro ou em oficina autorizada dá outra segurança relativamente ao bom estado e funcionamento da viatura.

Claro que há exceções, no entanto, se o carro tiver as revisões todas carimbadas pela marca então está também de acordo com os padrões da mesma. Já para não falar de que se pode também à partida excluir qualquer adulteração que possa ter sido feita no carro, como por exemplo a alteração da quilometragem original do automóvel.

Se estiver interessado em algum dos nossos veículos pode constatar ao analisar o livro de revisões do mesmo que todas as revisões e manutenções foram realizadas no fabricante ou em oficinas autorizadas.

 

Quilómetros garantidos

Outro aspeto importantíssimo e que normalmente está alinhado com um dos maiores receios de compradores de carros usados é a adulteração dos quilómetros.

Garanta sempre que a quilometragem anunciada é real. Isto por vezes pode ser um pouco complicado, mas se o carro em que está interessado tiver o livro de revisões completo já é um ótimo ponto de partida.

Se as revisões e as respetivas manutenções tiverem sido feitas todas nos tempos devidos então torna muito mais fácil perceber se a quilometragem é real ou não. Confira as datas em que estas foram realizadas e os quilómetros associados a cada uma delas e logo percebe se há algo que parece incoerente ou não.

Na Só Barroso todos os nossos automóveis têm a quilometragem garantida. Antes de efetuar a compra nós analisamos todo o histórico da viatura e comprovamos que os quilómetros não são adulterados, assim como a ausência de sinistros associados ao veículo.  

 

Matrículas visíveis

Quando estiver à procura de um carro usado, seja num stand ou a um particular, garanta sempre que as matrículas do mesmo se encontram visíveis e que o ano e mês da viatura é compatível com o anunciado.

Se a matrícula não estiver visível o comprador não conseguirá comprovar se de facto a data de matrícula anunciada relativamente à viatura é ou não correspondente, assim como, correr a matrícula em plataformas que detetam sinistros ou outras ocorrências associadas à viatura.

Um dos compromissos Só Barroso é precisamente a visibilidade das matrículas. Todos os nossos automóveis anunciados, quer em plataformas online, quer em exposição encontram-se com as matrículas visíveis uma vez que a transparência é fundamental para nós.

 

Garantia Automóvel

A lei obriga a que todas as empresas tenham de comercializar qualquer automóvel usado uma garantia de pelo menos 1 ano.

Não se deixe enganar pelo vendedor se ele lhe fizer uma redução de preço ou se lhe der quaisquer outros tipos de benefícios se aceitar não levar garantia com o seu carro. Isto é um dos maiores indicadores de que se possa passar algo de errado com a viatura em que está interessado.

Na Só Barroso todos os automóveis são comercializados com garantia total, incluindo assistência em viagem, carro de substituição no caso de o tempo de reparação ser superior a 4h e um gestor de conta disponível durante 24 horas.

Saiba mais em Garantia Auto.

 

Viaturas Nacionais

Quando estiver a fazer a seleção dos carros em que se encontra interessado opte por um automóvel nacional, seja a diesel, gasolina ou elétrico.

Por vezes caímos na tentação de procurar por carros importados uma vez que o preço poderá ser apelativo ou porque pode encontrar versões para os mesmos modelos que não se encontram em Portugal, no entanto, é necessário ter alguma precaução quando se adquirem carros importados.

Não tendo estes carros registo em Portugal torna-se mais complicado aceder ao historial completo dos mesmos. Apenas a partir do momento em que o carro chega a Portugal, feito o registo e a viatura passa a possuir matrícula portuguesa é que se torna possível aceder ao seu historial em solo nacional.

Assim, se estiver interessado num carro importado, tem de tentar perceber se o carro já possui algum sinistro ou qualquer outra ocorrência que possa comprometer o bom estado e funcionamento da viatura no período em que este ainda se encontra no estrangeiro.

A adulteração da quilometragem do veículo é também um problema real que se torna difícil de comprovar.

Um outro aspeto que necessita da sua atenção é a corrosão apresentada por estas viaturas. Usando o exemplo da Alemanha e França, tendo estes países em muitas regiões uma grande intensidade de neve, é feito um uso recorrente ao sal para prevenir este problema.

Graças a isso, estes carros acabam por apresentar níveis de corrosão e desgaste bastante mais acentuados que podem comprometer a longevidade da sua viatura.

Por todos estes aspetos há ainda um último pormenor a mencionar acerca destas viaturas. No caso de um dia querer vender a viatura esta terá automaticamente um valor mais baixo pelo simples facto de ser importado.

Na Só Barroso todas as viaturas são de origem nacional e provenientes de uma gestora de frotas com apenas um registo automóvel, que esteve ao serviço de um colaborador de uma empresa.

 

Inspeção em dia

Confira sempre que o carro em que está interessado apresenta a inspeção em dia. Caso não apresente, este nem pode circular na estrada.

Já para não falar de que o facto de ter a inspeção em dia e esta ter sido aprovada sem qualquer problema é o melhor indicador de que a viatura se encontra em bom funcionamento para circular.

E, através da análise desta, tem acesso a mais um bom registo acerca da quilómetragem da viatura que deve ser relevante para garantir a não adulteração da mesma.

Na Só Barroso todas as viaturas encontram-se com a Inspeção Periódica Obrigatória em dia.

 

Recondicionamento

Se vai comprar um automóvel usado o stand ou vendedor tem a obrigação de fazer um recondicionamento total à viatura.

O mínimo que pode fazer é garantir de que a viatura se encontra em perfeitas condições antes de ser vendida.

Quaisquer riscos, sujidade, amolgadelas e manutenções que devam ser feitas, têm de ser efetuadas pelo vendedor antes de entregar a chave ao seu comprador.

Caso a viatura necessite de ser recondicionada de alguma forma e o vendedor não o queira fazer, então provavelmente é um bom sinal de que deve desistir dessa viatura ou pelo menos terá de fazer uma redução do preço sobre a viatura, uma vez que terá de sair do seu bolso qualquer recondicionamento que seja necessário fazer, já para não falar do tempo e chatice que vai ter de perder ao ter de fazer o recondicionamento você mesmo.

Um dos compromissos Só Barroso é o recondicionamento total de todos os nossos automóveis. Procedemos à verificação de mais de 100 pontos fundamentais de controlo, que vão desde o conforto à segurança.

Conheça já todos os nossos automóveis usados em stock