Peugeot 308: Visão Geral

Visão Geral
Inicialmente lançado no mercado em setembro de 2007, o 308 é o modelo best-seller do fabricante francês de automóveis Peugeot. Atualmente encontra-se na sua segunda geração, lançada em 2013.

Este modelo recebeu em 2014 o prémio europeu “Car of the Year”, graças à sua grande aposta no estilo, qualidade e elegância, destacando a qualidade de construção dos seus motores PureTech e BlueHDI.

Este modelo apresenta versões quer em carro, quer em carrinha e motorizações a gasolina e diesel. No que diz respeito à caixa de velocidades, este modelo apresenta também versões manuais e automáticas. Cada uma destas características está dependente das versões e motorizações que este modelo apresenta.

A versão com preço mais acessível deste modelo é o Peugeot 308 1.2 PureTech Business Line. Esta versão apresenta um motor de 110cv, a gasolina e caixa de velocidades manual.

A versão com valor mais elevado deste modelo é o Peugeot 308 2.0 BlueHDI GT, cujo motor tem uma potência de 180cv, a diesel e caixa de velocidades automática.

Uma das versões mais populares em Portugal e que será foco desta análise é o Peugeot 308 1.6 BlueHDI Style, com uma motorização a diesel, uma potência de 100cv e caixa de velocidades manual.

Esta última versão apresenta de série a nível de segurança Cruise Control programável, ESP (Electronic Stability Program) e ajuda ao estacionamento traseiro.

Conforto

A nível de conforto apresenta ar condicionado automático bi-zona, fecho central das portas e bagageira com comando à distância, retrovisores rebatíveis eletronicamente, vidros dianteiros e traseiros elétricos e sequenciais com anti-entalamento, retrovisor interior electrocromático, limpa-vidros com sensor de chuva e faróis automáticos.

Para além disto, esta versão apresenta, também de série, faróis de nevoeiro, vidros traseiros laterias escurecidos, Peugeot Connect Nav 3D, Peugeot Connect Box e sistema de controle da pressão dos pneus.

Design

Este modelo foi recentemente redesenhado, ficando esteticamente mais elegante e fluído. O Peugeot 308 oferece proporções equilibradas com linhas bem definidas que transmitem um visual robusto e dinâmico com um estilo expressivo. Em qualquer uma das versões pode ser encontrada a assinatura luminosa dos faróis em LED.

O fabricante francês destaca ainda um visual distinto para as versões GT Line e superiores. A sua carroçaria apresenta uma aparência mais larga e mais baixa, conferindo a esta versão um ar mais desportivo. De série já trazem jantes em alumínio de 17’’, havendo a escolha de optar por umas jantes, também de alumínio, de 18’’.

No que diz respeito às óticas, estas versões mais desportivas, incorporam faróis Full LED, indicadores de direção dinâmicos em LED e faróis de nevoeiro, também em LED.

No que toca ao interior, o seu design é arrumado, muito funcional e mais ergonómico, pensado para oferecer uma melhor experiência de condução. O Peugeot i-Cockpit oferece uma experiência de condução exclusiva e estimulante graças ao seu volante compacto, ao seu painel de instrumentos mais elevado e ao seu touchscreen capacitativo.

Uma vez mais, a Peugeot realça as versões mais desportivas no interior. O habitáculo possui acabamentos cromados nos pedais e apoio para os pés e, também, nas soleiras das portas. De série estas versões apresentam teto panorâmico e linhas de costura vermelhas nos estofos, tablier, painéis das portas, volante e tapetes, conferindo um visual mais intenso e desportivo.

Tecnologia e Segurança

No que toca a tecnologia e segurança, o Peugeot 308 incorpora alguns sistemas de ajuda à condução que tornam a condução muito mais segura e confortável.

O sistema ativo de vigilância de ângulo morto, como o nome indica permite detetar veículos, pessoas ou objetos na área que não é abrangida pelo campo de visão do condutor e emite um alerta.

O sistema Active Safety Brake trava o carro automaticamente no caso de detetar que irá ocorrer um impacto, ainda que o condutor continue a pressionar o acelerador. O assistente automático de máximos, acende e desliga os máximos automaticamente consoante as condições de tráfego.

O sistema de reconhecimento de sinais de velocidade e obrigatoriedade, lê os sinais de trânsito à medida do trajeto e informa o condutor, de forma a evitar ao máximo que algo passe despercebido.

O cruise control adaptativo tem um funcionamento semelhante ao cruise control convencional, no entanto, como o nome indica, vai adaptando automaticamente a velocidade consoante seja necessário. Por exempo, no caso de ir em autoestrada e se deparar com outro automóvel à sua frente a uma velocidade mais baixa, automaticamente é feito o ajuste para a mesma velocidade do veículo da frente. Estes sistemas podem ser de série ou opcionais, consoante as diferentes versões disponíveis.

Consumos

Numa visão geral aos consumos, a versão mais básica, 1.2 PureTech Business Line, apresenta consumos mistos de 5 L/100Km e consumos urbanos de 6.3 L/100Km. A versão mais cara, 2.0 BlueHDI GT apresenta consumos mistos de 4.4 L/100Km e consumos urbanos de 5.2 L/100Km. No que diz respeito à versão 1.6 BlueHDI Style, apresenta consumos mistos de 3.7 L/100Km e consumos urbanos de 4.3 L/100Km.

Imposto Único de Circulação

No que diz respeito ao IUC, uma vez que todas as versões - à exceção das motorizações a gasolina da gama Allure, GT Line e ambas as versões GT - apresentam emissões abaixo dos 120g/Km e a cilindrada mais alta para este modelo é de 1600cm, o valor a pagar será de 145.05€.

Versões

Peugeot 308 Business Line
Peugeot 308 Style
Peugeot 308 Allure
Peugeot 308 GT Line
Peugeot 308 GT

Todas estas informações podem ser confirmadas no site oficial da Peugeot, quer serviu como base para este ensaio.

Conheça aqui em detalhe a ficha técnica e todos os detalhes oficiais do Peugeot 308.

Relativamente a preços dos automóveis usados que temos em stock pode consultar as várias versões existentes em Peugeot 308.

Conheça já todos os nossos automóveis usados em stock

Outras notícias:

Newsletter

Logo Footer