Os 10 Melhores Carros Utilitários Usados

Os carros usados utilitários são perfeitos para a cidade, primeiro porque são fáceis de estacionar e depois porque são fáceis de conduzir por qualquer estrada, mesmo nos centros históricos - e a maioria dos carros utilitários ainda oferece muito espaço para pelo menos quatro pessoas e ainda uma mala com capacidade suficiente para transportar objetos do dia a dia.

O que são carros utilitários?

Um utilitário é um carro com uma porta traseira tipo hatch que freqeentemente abre para cima e muitas vezes compartilha um volume para as áreas de passageiros e carga. São a solução ideal para o trânsito e as aventuras na cidade. Fatores como o espaço atrás e a capacidade de carga são menos relevantes para estes utilizadores.

Os carros pequenos de hoje em dia precisam ser capazes de fazer muito mais do que apenas nos transportar do ponto A ao ponto B, sejam a gasóleo, gasolina ou elétricos. É necessários que sejam económicos, seguros, confortáveis e capazes de fazer viagens ocasionais mais longas, se necessário.

Hoje em dia já é possível encontrar utilitários, novos ou usados, com muito equipamento, nomeadamente, sensores de estacionamento e jantes de liga leve, GPS, aquecidos, Android Auto e Apple Car Play.

Os automóveis utilitários destacam-se pelos baixos custos de manutenção e baixos preços de compra, e isso é ainda mais relevante para quem procura por carros usados. 

É incrível o que se pode encontrar em termos de preço, especialmente em carros com um ou dois anos pois já sofreram a maior parte da depreciação. 

Se tiver a pensar em comprar um carro pequeno usado, é muito provável que encontre carros com poucos quilómetros e em condições de quase novos.

Ao escolher os melhores carros utilitários usados, há certos fatores a ter em consideração, que acabam por ser menos relevantes para quem procura por carros novos. Em carros usados é necessário que tenha em consideração a garantia, se ainda é de marca ou qual a que o stand oferece e o que cobre, e deve ter atenção ao histórico de manutenções que deve estar completo. 

Tenha atenção que pequeno nem sempre significa barato. Nesta lista incluímos modelos para uma ampla variedade de orçamentos. 

Confira aqui alguns dos melhores utilitários usados de confiança à venda.

  • Citroen C3
  • Ford Fiesta
  • Peugeot 208
  • Renault Clio
  • Volkswagen Polo
  • Seat Ibiza
  • Audi A1
  • Mercedes-Benz Classe A
  • Nissan Micra

 

Os Melhores Carros Utilitários Usados

Citroen C3

O design e o conforto voltaram a ser dois dos pilares fundamentais da estratégia da Citroën e o resultado está à vista. O Citroën C3 é um produto bem conseguido e uma das propostas que deves ter em consideração se valorizas o espaço e o conforto. Este carro, que é um sucesso da marca francesa, foi construído para o mercado europeu (principalmente francês). 

O novo Citroën C3 marca uma rotura com o passado e isso é natural num modelo que surge como o herdeiro de uma tradição que, com mais ou menos evoluções, está ao serviço desde 2002, apesar da profunda alteração que sofreu em 2013. Afirmar novas soluções é fundamental para a terceira geração do compacto francês.

Ford Fiesta

O Fiesta é para o mundo dos carros utilitários o que o Porsche 911 é para o carro desportivo - uma onipresença. O modelo apresenta-se agora na sua oitava geração e surge com uma nova personalidade. Desenhado do zero e com materiais mais nobres, apresenta um nível de vida a bordo superior. À semelhança de outras propostas do segmento, a Ford inovou, diferenciando-se e marcando uma posição, imprescindível atualmente.

Desde logo o novo Ford Fiesta é disponibilizado nas variantes de três e cinco portas, quando a maior parte da concorrência já se limita a esta última.

Parece um modelo de um segmento superior, pela suavidade, pelo isolamento acústico, pelo «feeling» transmitido ao condutor.

Para além de um estilo jovem, moderno e apelativo, a qualidade de construção e materiais aumentou significativamente, o que é bem notório. A aderência em curva foi melhorada em 10% e as distâncias de travagem em 8%. É também o primeiro automóvel do segmento a receber cinco estrelas EuroNCAP com equipamento de origem.

Peugeot 208

O estilo do Peugeot 208 é incrível e são carros fáceis de dirigir. Um dos modelos mais vendidos em Portugal apresenta-se agora perante a sua concorrência totalmente renovado.

O novo 208 não é diferente. Mas ainda assim o é. A aparência rebelde não deixa ninguém indiferente. Porque a Peugeot apostou em oferecer aos seus clientes três opções de motor - gasolina, diesel e elétrico. Os franceses conhecem seus carros pequenos e sabem construir bons. O 208 continua essa tradição.

Tecnologicamente avançado, mais dinâmico e com uma inovadora motorização elétrica, o novo Peugeot 208 promete fazer ‘vida negra’ ao líder de longa data, o Renault Clio.
Mais agressivo, mais longo, mais largo e mais baixo do que o atual, o novo utilitário da Peugeot reinterpreta o ADN da marca para uma postura mais atlética que enaltece a irreverência.

Renault Clio

Renault Clio é o francês que todos conhecem, dispensa apresentações. Líder de vendas em Portugal há seis anos, o Clio conhece agora a quinta geração. Melhorou o que era criticado e manteve o que era elogiado. 

É conectado, semiautónomo, vai oferecer um híbrido que gasta menos do que um diesel e a melhor caixa do mercado.

O novo Renault Clio é uma agradável surpresa e não tanto por fora, onde se assume como uma evolução – e não uma revolução – face à geração anterior.

A revolução estilística, marcada pela anterior geração, foi um enorme sucesso, influenciando todos os outros modelos da marca. Foi uma aposta arriscada do líder de estilo da casa francesa, Laurens van den Acker, que na altura me disse em entrevista: “se eu falhar com o Clio, a minha carreira na Renault termina.” Mas não falhou e não terminou.

Volkswagen Polo

A Volkswagen optou por manter-se fiel à estratégia de não cortar radicalmente com o passado. É assim há cinco gerações, com a vantagem de, no momento da substituição por modelo 100% novo, o antecessor nunca parecer ultrapassado.

A nova versão do Volkswagen Polo é muito parecido com o Seat Ibiza. Na verdade, são baseados na mesma plataforma mecânica. No entanto, o Polo pode acabar por ser um pouco mais caro do que o Ibiza, apesar de ser ligeiramente menor e menos prático.

Existem várias razões e uma elas é o interior do Polo ser de qualidade ainda mais alta do que o Seat Ibiza. Também é excepcionalmente bem construído e tem uma sensação de "adulto", como se pertencesse à classe acima. Este também é um carro que se concentra mais em ser confortável e relaxante, do que excitante nas curvas.

Seja qual for o nível de equipamento escolhido, há qualidades que são de série em toda a gama do novo Volkswagen Polo. Nomeadamente a solidez geral do modelo.

Contudo, e sem ser revolucionário em matéria de design, o novo utilitário alemão ganhou corpo, porte mais avantajado e imagem de maior sofisticação, graças aos vincos que atravessam longitudinalmente as laterais da carroçaria. Parece mais desportivo e musculado. De facto, o novo utilitário da VW cresceu em quase todas as direções. A única medida que se reduziu foi em altura, o que ajuda neste visual de maior dinamismo.

Seat Ibiza

Lançado pela primeira vez em 1984, o Seat Ibiza era na altura um carro compacto, de dimensões bastante reduzidas e com estilo mais “quadradão”.

No entanto, tudo isso se foi alterando à medida que os anos foram passando. O Seat Ibiza manteve a sua essência, mas adequou-se aos tempos. Cresceu e tornou-se mais moderno. O Seat Ibiza cresceu e ganhou brilho. É mais confortável em longas distâncias, mais silencioso em velocidade e melhor equipado do que nunca. 

É um dos carros utilitários mais antigos que permanecem no mercado, juntamente com o Corsa da Opel, o Micra da Nissan, o Clio da Renault e o Fiesta da Ford e passou por um mau bocado quando o Leon lhe roubou a liderança de vendas dentro da Seat. Mas redesenhado com a nova plataforma MQB A0 e a gama de motores a gasolina e diesel do grupo VW, recuperou fôlego e está de regresso ao caminho do sucesso.

A linha que vinca a lateral do carro liga os grupos óticos da frente e da traseira, num conjunto muito agradável á vista. Podemos ter a tentação de dizer que é uma réplica do Leon, mas a verdade é que o Ibiza tem personalidade própria e isso está visível na lateral menos esculpida que a do Leon e as quatro rodas arrumadas nos quatro cantos do carro.

Audi A1

O mais recente Audi A1 oferece o design distinto da marca e um interior inteligente, até mesmo na versão menor e mais acessível. O Audi A1 é refinado e apesar de seu tamanho. É maior por fora e por dentro, mais personalizável, mais desportivo e mais barato, em igualdade de equipamento.

O novo A1 Sportback recorre à mesma plataforma MQB A0 do Grupo Volkswagen, a mesma que dá corpo ao Polo e ao Ibiza. 

Esteticamente, é fácil distinguir o novo A1 do antigo, uma vez que além da nova grelha de maiores dimensões, surgem ainda três rasgos na frente, na ligação ao capot do motor, a fazer lembrar o Audi Quattro Sport com que a marca dominou os ralis do campeonato do mundo no passado. Também os guarda-lamas exibem uns alargamentos que lhe reforçam o ar desportivo.

Mercedes-Benz Classe A

A maioria de nós provavelmente não pensaria no Mercedes-Benz Classe A como um rival entre os carros utilitários de nomes como o Ford Fiesta ou o Renault Clio, e isso porque não é.

No entanto, o Classe A é o que a maioria de nós consideraria um carro pequeno e é, de longe, o mais vendido da marca alemã. Em Portugal é o modelo da marca alemã mais vendido.

Outra razão pela qual isso acontece aqui é porque geralmente é um ótimo versátil. O anterior Classe A foi um grande sucesso para a Mercedes-Benz e estava anos-luz de distância da questionável Classe A de primeira geração.

Este novo Classe A é mais forte, mais leve e mais comprido do que seu antecessor, e também é muito mais fácil de para dirigir. Embora este Mercedes-Benz tenha uma boa aparência por fora, é por dentro que o fator surpreendente deste modelo realmente entra em ação.

Nissan Micra

O Nissan Micra sempre foi um excelente carro utilitário, mas até este último modelo chegar, o estilo era tão polarizador que apenas atraía um determinado público. 

Mas tudo mudou. Felizmente, agora todos podem desfrutar do que sempre foi um carro muito bom. A Nissan mudou tanto o estilo que parece bom o suficiente para fazer frente aos seus muitos rivais.

Embora as primeiras versões do Micra fossem muito conceituadas e a segunda geração até mesmo fosse nomeada Carro Europeu do Ano, a quarta geração foi uma aposta da Nissan que não rendeu.

Agora há um estilo moderno com vincos acentuados em todo o Micra. Não há nada de particularmente revolucionário na aparência deste Nissan, mas pelo menos não há nada desagradável nisso.


Perguntas Frequentes

Como comprar o melhor carro utilitário usado 

Caso esteja à procura de fazer um downsizing ou à procura de um carro mais econónico nós o ajudamos a escolher o utilitário que possa ser o melhor para si. 

Os carros utilitários são mais baratos? 

Os carros utilitários geralmente são barato, sejam novos ou usados. Mas se está preocupado com a manutenção fique a saber que também acaba por ficar mais em conta porque geralmente as rodas são menores e como tal o custe é inferior. Em termos de combustível depende do uso e dos consumos de cada modelo e versão. 

Os carros pequenos são de confiança?

Escolha o seu automóvel utilitário com cuidado, especialmente se for usado e comprado a particular. Se comprar em stand, no mínimo, tem uma garantia auto de 1 ano por mútuo acordo. Estas viaturas acabam por ser de confiança pois a sua utilização acaba por ser de distâncias curtas e dentro de cidade, pelo que o desgaste pode ser menor.

Posso colocar uma cadeira de bebe num carro utilitário?

Carros pequenos podem não ser o transporte ideal para a família, mas quase todos os modelos estão disponíveis com cinco portas e a maioria agora vem com pontos de montagem lsofix nos bancos traseiros externos. Portanto, você não precisa necessariamente trocar por um carro maior para transportar seus filhos. 

Os carros utilitários são seguros?

Carros pequenos são inevitavelmente construídos com um preço - mas não há desculpa para os fabricantes de automóveis economizarem em equipamentos de segurança para manter os custos baixos. 

 

Conclusão

As carrinhas familiares, os SUVs e SUV’s Compactos podem ser os veículos "preferidos" para muitos compradores hoje, mas ainda há um lugar e um forte argumento para carros utilitários. Especialmente para compradores que passam a maior parte do tempo a conduzir em cidades.

Se procura um automóvel usados barato para comprar em Braga, Porto, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Faro ou em qualquer cidade de Portugal, o carro utilitário usado pode ser a sua solução.

 

Artigos Relacionados:

 

Newsletter

Logo Footer